ÚLTIMAS

AÇORES | Workshop “Saborea – Património Gastronómico da Graciosa” junta Chefs, Produtores e Restaurantes para a promoção da ilha

708views

O projeto de realização de um workshop em torno do “Saborea – Património Gastronómico da Graciosa”, promovido pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, a ADCA-Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores, juntamente com a Câmara Municipal da Graciosa, com co-financiamento INTERREG, e no âmbito do projeto Saborea, vai juntar chefs, pescadores, produtores e empresários da restauração, numa iniciativa que tem por base um estudo realizado, sobre os produtos, técnicas e tradições culturais e gastronómicas desta ilha, aliados ao conceito de uma gastronomia local sustentável.

Ao longo de uma semana, serão promovidas iniciativas que aproximam profissionais e gentes locais, numa partilha de saber e tradições em torno da cozinha tradicional da Graciosa.

Entre os dias 30 de maio e 4 de junho, 3 chefs, dois do continente (Nuno Bergonse, consultor, e André Cruz, do restaurante Feitoria, com 1* Michelin) e um dos Açores (Paulo Lourenço, do restaurante Q.B., da Ilha Terceira), vão andar no terreno a conhecer as práticas e os produtos regionais, como o almoço regional de matança, pesca artesanal em barco típico, visitas a produções agrícolas locais, fábricas de produtos regionais, a produtores de vinho ou a restaurantes, entre outros, numa imersão no património da ilha, ao qual vão juntar a sua técnica e criatividade em momentos dedicados às Carnes, Peixes e Acompanhamentos, culminando num jantar de apresentação de resultados, que visam o desenvolvimento de melhores práticas aliadas à valorização dos hábitos alimentares da Graciosa e aos valores de sustentabilidade e futuro da ilha. No regresso, os chefs levarão consigo o conhecimento que os tornará também embaixadores e promotores da ilha. 

Segundo Marcos Couto, presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, “é absolutamente essencial persistir nesta valorização do produto e da tradição local como forma de construirmos uma experiência distinta que possa abranger o máximo possível de áreas. A gastronomia, torna-se assim, uma área de excelência, através da qual conseguimos, potencialmente, valorizar tanto a tradição como o produto local, promovendo todos os valores que a Europa privilegia, e que, claro, procura a sustentabilidade do desenvolvimento em torno de toda a sua comunidade e atividades, tornando protagonistas deste desenvolvimento cada indivíduo da comunidade”.

“Não é fácil contrariar a pressão da globalização e a normalização de hábitos alimentares, que pouco a pouco, vai descaracterizando a oferta e até a produção local. Mas cabe-nos a todos fazer um esforço por manter por perto aquilo que os nossos antepassados, ao longo de muitas gerações, construíram e inscreveram como Património de uma comunidade. Os restaurantes são peças fundamentais como embaixadores e promotores do nosso património”, refere António Reis, presidente da Câmara Municipal da Graciosa.

O desafio colocado a todos os participantes é o de incrementar o uso dos produtos locais, como o Alho da Graciosa que tem produção certificada desde 2021, com Indicação Geográfica Protegida (IGP), e dos receituários tradicionais na restauração regional, para que possam servir a “identidade graciosense” à mesa, aperfeiçoados pela inovação e técnicas modernas, contribuindo assim para o desenvolvimento de um destino gastronómico sustentável, numa ilha que é Reserva da Biosfera da UNESCO desde 2007. A quase totalidade dos restaurantes locais que aderiram à ação foram identificados e convidados a participar nesta iniciativa INTERREG.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.