ÚLTIMAS

AÇORES | Vasco Cordeiro anuncia chamada do Governo ao Parlamento para explicar acordo com a Ryanair

520views

O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje que vai suscitar uma interpelação ao Governo Regional, no próximo plenário da Assembleia Legislativa da Região, sobre os termos do acordo estabelecido com a Ryanair a propósito da operação para os Açores.

“O Governo Regional do PSD, do CDS e do PPM, que tem contado com o apoio do CHEGA e do Iniciativa Liberal, está, desesperadamente, a tentar esconder aquilo que acordou com a Ryanair. O que tem sido tornado público é pouco e nem sequer é anunciado por qualquer um dos intervenientes. O Governo Regional tem a obrigação de esclarecer quais os termos desse acordo. Mas isso não é só uma obrigação do Governo. É, também, uma necessidade urgente dos empresários do setor turístico de forma a poderem planear a sua atividade para o futuro”, considerou Vasco Cordeiro.

“Também no que diz respeito à transparência, este Governo Regional degrada-se a olhos vistos. Mas os Açorianos não podem ficar mais prejudicados por isso. O que se torna necessário saber é, desde logo, a que frequências diárias, de que origens e com que disponibilidade de lugares para as ilhas de S. Miguel e Terceira o Governo Regional deu o seu acordo; quais as contrapartidas a que o Governo Regional se comprometeu com a Ryanair e quantos postos de trabalhos, diretos e indiretos, relativos à operação da Ryanair, nas ilhas Terceira e S. Miguel, o acordo negociado pelo Governo Regional garante” revelou o líder parlamentar socialista que é, também, Presidente do PS/Açores.

A interpelação ao Governo Regional é uma figura prevista no regimento da Assembleia, no âmbito dos processos de fiscalização política.  Qualquer grupo ou representação parlamentar ou um mínimo de cinco Deputados podem provocar, por meio de interpelação ao Governo Regional, a abertura de dois debates em cada sessão legislativa sobre assuntos de política geral ou sectorial.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.