ÚLTIMAS

AÇORES | Regiões atlânticas devem ser olhadas como pilares da Europa, defende Faria e Castro

© Governo dos Açores | Fotos: SSRP
527views

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, defendeu, em Florença, a necessidade de a União Europeia (UE) olhar para as regiões atlânticas como “pilares de estabilidade e de desenvolvimento do continente europeu”.

Faria e Castro, que participava na reunião do Bureau Político da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), frisou que “o futuro da UE passa necessariamente por uma maior consideração das regiões nos processos de decisão”.

O governante referiu ainda, no contexto desta reunião, que “é de maior utilidade manter uma forte cooperação com as regiões britânicas, apesar do ‘brexit’”.

No Bureau Político da CRPM foram discutidas matérias como o estado da política de coesão na UE, com incidência sobre as novas perspetivas financeiras e o orçamento da UE, a sustentabilidade das pescas e a preparação de um manifesto, a ser votado na próxima Assembleia Geral, a decorrer em novembro, aquando da comemoração do 50.º aniversário da CRPM.

“Este manifesto deverá reforçar a exigência de uma maior participação das autoridades regionais no processo de decisão da UE”, considerou o Subsecretário Regional.

A CRPM é um organismo de cooperação inter-regional que integra mais de 150 regiões de 24 países, Estados-Membros da União Europeia e não só, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos europeus.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.