O Secretário Regional da Saúde presidiu na quinta-feira à cerimónia de assinatura de contratos entre a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e oito novos médicos de medicina geral e familiar.
Clélio Meneses expressou satisfação pela entrada de novos médicos nos quadros da região e referiu que “com este reforço e mais quatro médicos do concurso que está a decorrer, 97% da população de São Miguel terá médico de família”.
Instado a comentar o número de médicos necessários para contemplar toda a região com médico de família, o governante disse que “cada ilha é uma ilha, com particularidades muito concretas, mas seguramente” são precisos “mais uma dezena de médicos de família, para além daqueles que estão em fase de concurso”.
O Secretário Regional da Saúde e Desporto referiu também que foram contratados 39 médicos, 21 dos quais para os quadros e 18 internos que espera fiquem na região após a conclusão da especialidade.
Clélio Meneses integrou a caminhada que assinalou o dia do médico de família, promovida na tarde de quinta-feira em Ponta Delgada por um grupo de médicos da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.
O Secretário Regional da Saúde e Desporto quis associar-se ao evento, para reforçar a ideia de que “na saúde, a região está também a incrementar a prevenção e a atividade física, tendo em vista o bem-estar da população”.
“Por esse ponto de vista, esta iniciativa é exemplar”, disse Clélio Meneses a cerca de uma centena de participantes que alinhou à partida para a marcha.
GRA/RÁDIOILHÉU