ÚLTIMAS

AÇORES | PSD salienta espírito de parceria do Governo da coligação junto dos agricultores

468views

O deputado do PSD/Açores Marco Costa salientou hoje “o espírito de parceria do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) junto dos agricultores”, num envolvimento das decisões estratégicas e de emergência “que têm sido tomadas a favor do desenvolvimento rural na região”.
 
O social-democrata, eleito pela ilha do Pico, considera essa como “uma marca indelével desta Governação, numa parceria e auscultação constantes empreendidas pelo Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, e pelo Secretário da pasta, António Ventura, que têm estado constantemente ao lado dos agricultores açorianos”, afirmou.
 
Marco Costa recorda o encontro do Governo Regional e da Federação Agrícola dos Açores, “que reforçou essa postura afirmativa, versando assuntos importantes como a planificação a médio prazo dos reforços de verbas para a recuperação dos caminhos agrícolas em todas as ilhas, sabendo-se que os recursos são finitos e que a referida herança é pesada, o que não tem obstado mesmo a uma nova dinâmica que se sente por todo o arquipélago, através dos serviços operacionais da tutela”.
 
Por outro lado, refere “o incentivo ao aprovisionamento de alimentos, incentivando a produção regional, através do apoio à aquisição de sementes, no combate à importação, quando a cotação do mercado internacional continua imprevisível como consequência da guerra na Ucrânia”.
 
Marco Costa realça que “a produção de leite nos Açores também tem sido acarinhada, e a conversão das explorações beneficiou os produtores com as devidas compensações acordadas”.
 
O deputado do PSD/Açores elogiou “a visão de futuro perante a maior valorização das últimas duas décadas para a carne açoriana, isto num setor que tem merecido a devida atenção por parte do Governo Regional, sendo de realçar a decisão de atribuir de mais três mil direitos de direitos de vacas aleitantes, bem como todas as decisões já tomadas para a modernização dos matadouros do arquipélago”.
 
E concluiu frisando que “é assim que se decide, com conhecimento e estratégia, sem nunca deixar de ouvir os agricultores de todas as ilhas e os seus legítimos representantes”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU
 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.