ÚLTIMAS

AÇORES | PS apresenta iniciativa no parlamento para a conclusão da obra da marina da Barra na Graciosa

376views

“A concretização do Projeto da Marina da Barra seria uma obra estruturante para a Ilha Graciosa e para a oferta de recreio náutico nos Açores”, afirma José Ávila. O deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral da Graciosa falava após a entrega, no parlamento dos Açores, de uma iniciativa que pretende concluir o projeto da marina da Barra naquela ilha.

O deputado lembra que, em 2016, o então Governo adjudicou a obra de proteção da orla costeira da Barra, “para ultrapassar os inconvenientes provocados pelos galgamentos do mar na marginal e a acumulação de algas no interior daquela baía”. Um investimento que, segundo José Ávila, teve a preocupação de fazer o aproveitamento do interior da baía para permitir a infraestruturação de apoio à náutica de recreio, tendo sido posteriormente – a 9 de junho de 2020 – anunciada a criação de novas funcionalidades naquele espaço, onde se inclui a marina.

“Infelizmente, este Governo, suportado pelo CHEGA e Iniciativa Liberal, nada fez, no espaço de um ano e meio, para terminar esta infraestrutura, com obra executada, num investimento superior a seis milhões de euros, a não ser uma tímida aparição de uns pontões que nunca chegaram a ser colocados na água”, lamenta o parlamentar.

Ainda assim, conta José Ávila, o Partido Socialista propôs, no âmbito do Plano e Orçamento para 2021, completar aquele investimento, “mas sem efeito, porque a proposta acabou por ser inviabilizada pelos partidos da coligação e pelos que os suportam”.

Agora, e por considerar ser uma obra estruturante para a Graciosa e para os graciosenses, os deputados socialistas deram entrada, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, de um novo projeto de resolução que recomenda a instalação de cinco pontões com anéis reforçados, vinte estacas e os respetivos fingers no espelho de água resultante do projeto de estabilização da zona costeira da Barra. Para além disso, os deputados recomendam também que o Governo crie as condições para instalar as redes de distribuição de água e eletricidade nessa infraestrutura, conclua os arranjos no terrapleno de modo a permitir o estacionamento das embarcações, instale o assinalamento marítimo e construa o posto de receção e as instalações sanitárias.

“A construção da marina é um investimento muito importante para a Graciosa e para o seu desenvolvimento e continuamos a considerar incompreensível que este Governo ainda nada tenha feito a este respeito”, finaliza.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.