REGIONAL

AÇORES | Novo regime de apoio às freguesias terá “equidade, transparência e escrutínio”, sublinha José Manuel Bolieiro

© Governo dos Açores | Foto: MM
135views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou na segunda-feira que o novo regime regional de apoio às freguesias, cuja anteproposta já seguiu para as entidades, terá “equidade, transparência e escrutínio nos valores atribuídos”.

Esta será uma “cooperação técnico-financeira, com regime próprio para as freguesias”, que garanta “transparência, equidade, ajuda desburocratizada à formulação das candidaturas”, e que será “controlada não departamento a departamento do Governo, mas pela Direção Regional da Cooperação com o Poder Local”, uma inovação do atual Governo dos Açores.

José Manuel Bolieiro falava em Ponta Delgada, após uma reunião tida com uma representação da delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), estrutura liderada na região por Manuel António Soares.

As freguesias açorianas, sublinhou José Manuel Bolieiro, vão agora dar “aportação e apreciação crítica à proposta” do Governo dos Açores.

“A crítica prevalente é a de falta de equidade nesse tratamento e de previsibilidade relativamente aos valores que eram objeto desta cooperação técnico-financeira com as freguesias”, o que será agora mudado, concretizou o Presidente do Governo.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.