REGIONAL

AÇORES | Novo período de candidaturas ao programa Gerações em Movimento aberto até 21 de julho

| Fotos: VPGR
169views

O novo aviso de abertura de candidaturas ao programa Gerações em Movimento (GER-MOV), que visa financiar a aquisição de viaturas elétricas para apoiar a atividade desenvolvida pelas IPSS e Misericórdias, foi ontem publicado em Jornal Oficial.

Esta fase de candidaturas decorre entre 30 de junho e 21 de julho, estando os diversos elementos informativos e formulário de candidatura disponíveis em: https://portal.azores.gov.pt/web/drss/cooperacao_financeira.

O aviso de abertura de concurso n.º 04/C03-i04/2022 está disponível no site https://recuperarportugal.gov.pt/candidaturas-prr/.

A comunicação dos resultados ocorrerá nos 10 dias úteis seguintes ao apuramento da lista final de instituições que beneficiarão deste apoio, sendo que o prazo de conclusão da análise de candidaturas está fixado até 21 de agosto. 

O Programa GER-MOV foi anunciado pelo Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, a 21 de junho de 2021 e conta com uma dotação global de 3,5 milhões de euros para cinco anos.

Em 2021, a Vice-Presidência do Governo aprovou a aquisição de 8 viaturas elétricas e 1 de combustão a diferentes instituições sociais da Região, o que envolveu o valor total de 400 mil euros. Das viaturas adquiridas, duas já foram entregues pelo Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, à Cáritas da Ilha Terceira e à Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa.

Já em 2022, este departamento governamental autorizou a aquisição de 41 viaturas elétricas, num valor que ronda 1,5 milhões de euros.

Tratando-se de um programa que é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as metas previstas estabelecem a aquisição de 100 viaturas até 2025.

Segundo Artur Lima, a efetivação do Programa GER-MOV é fulcral para que as instituições sociais possam renovar o seu parque automóvel e, deste modo, ajudar os seus utentes com as condições adequadas às suas necessidades.

Além de se tratar de um investimento na atividade desenvolvida pelas IPSS e Misericórdias da Região, o governante entende que este programa evidencia as preocupações ambientais do Executivo, bem como impulsiona a partilha de responsabilidades com o setor social regional na proteção do ambiente e no incentivo à mobilidade elétrica.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.