AÇORES | Mota Amaral entrega à Presidência do Governo medalha sobre aniversário da Assembleia Constituinte e da Constituição da República
O primeiro Presidente do Governo Regional dos Açores, João Bosco Mota Amaral, entregou à Região, por via da Presidência do Governo, a medalha comemorativa do 25.º aniversário da Assembleia Constituinte e da Constituição da República Portuguesa, entregue ao fundador da autonomia açoriana em 2001.
A medalha foi recebida em mãos no Palácio de Sant’Ana pelo Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro.
A face da medalha evoca a figura da República presente no Parlamento português e celebra o que foi então o 25.º aniversário da entrada em vigor da Constituição.
O reservo assinala o período de funcionamento da Assembleia Constituinte, da qual Mota Amaral fez parte, e destaca o voto do seu Presidente, de que a Constituição acabada então de aprovar “saiba resistir à prova do tempo”.
João Bosco Mota Amaral foi Presidente do Governo Regional dos Açores entre 8 de setembro de 1976 e 20 de outubro de 1995.
Mota Amaral foi Vice-Presidente da Assembleia da República nas VII e VIII Legislaturas, de 30 de outubro de 1995 a 4 de abril de 2002.
A 9 de abril de 2002, na IX Legislatura, foi eleito Presidente deste órgão, na IX Legislatura, cargo que ocupou até 9 de março de 2005.
GRA/RÁDIOILHÉU