REGIONAL

AÇORES | Governo estabeleceu convenções com 17 unidades terapêuticas sobre prevenção e combate às dependências

183views

O Governo Regional dos Açores estabeleceu convenções para 2022 com 17 comunidades terapêuticas, através da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, tendo por objetivo o encaminhamento de utentes com comportamentos aditivos e dependentes. 

As instituições convencionadas garantem competência na área do tratamento estabelecido no programa do XIII Governo Regional dos Açores.  

O Executivo considera fundamental a continuação da parceria entre as estruturas de tratamento em regime de internamento, especificamente as comunidades terapêuticas, selecionadas pelas suas especificidades e boas práticas, quer ao nível do modelo/programa de tratamento, quer ao nível da articulação até então, efetuada com o Serviço Regional de Saúde e Desporto. 

Algumas destas estruturas expressaram interesse e disponibilidade em convencionar camas com o Serviço Regional de Saúde, de forma a disponibilizar o acesso ao tratamento em tempo útil aos utentes com comportamentos aditivos e dependentes. 

A continuação das parcerias com IPSS e privados no âmbito das dependências, em complementaridade com as Instituições do Serviço Regional de Saúde, bem com a prossecução de uma política de proximidade, no âmbito do tratamento e prevenção na área das dependências são objetivos do XIII Governo Regional dos Açores. 

Nos termos do Despacho n.º 8/2022 de 6 de janeiro de 2022, publicado hoje em Jornal Oficial, os encargos financeiros decorrentes da aplicação das convenções são suportados pela Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências.

São as seguintes as instituições convencionadas: Comunidade Vida e Paz, IPSS; Fundação para o Estudo, Prevenção e Tratamento da Toxicodependência – A Barragem; ART – Associação de Respostas Terapêuticas; Sempre a Crescer – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL. Clínica do Outeiro; Casas de Santiago – Entre Pontes, Lda. ERA – Empatia, Recuperação e Apoio, Lda. Associação Dianova Portugal – Intervenção em Toxicodependências e Desenvolvimento Social; Associação Viagem de Volta; Desafio Jovem; Cleanic; Ares do Pinhal; Clínica Dr. Nuno R. Santiago, Lda.; Centro de Reabilitação Juvenil dos Açores; Associação Picapau; Ramadas, Serviços de Aconselhamento de Dependências, Lda; Vila olhos de água- Clínica de Tratamento de Dependências Químicas e Outras Adições Lda. 

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.