ÚLTIMAS

AÇORES | Constituído grupo de trabalho para implementação do projeto-piloto do rastreio de cancro do pulmão na Terceira e em São Miguel

© Governo dos Açores | Foto: SRSSS
372views

A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social publicou hoje o despacho para a constituição de um grupo de trabalho para definir os pressupostos técnicos da implementação de um projeto-piloto de rastreio de cancro do pulmão nas ilhas Terceira e São Miguel.

O grupo de trabalho, que funciona sem custos associados, é coordenado pelo Presidente do Centro de Oncologia dos Açores, e conta com o Diretor Regional de Saúde e Vítor Rodrigues, na qualidade de perito.

Além disso, contam-se elementos das Unidades de Saúde de Ilha e Hospitais da Região: Vânia Medeiros, da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel; Isabel Cota Silva e João Pedro Silva Toste, da Unidade de Saúde de Ilha Terceira; Carlos José Pavão Matos, do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, e Maria Aurora Lino Silva Neves, do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira.

A existência deste grupo de trabalho não impede que sejam chamados outros colaboradores a título individual ou de outros serviços e organismos do Serviço Regional de Saúde, bem como de outras entidades cujo contributo seja considerado relevante para os trabalhos.

O grupo de trabalho tem natureza temporária, e perante a sua conclusão apresentará, à Secretária Regional, Mónica Seidi, os resultados dos trabalhos desenvolvidos e respetiva proposta que desenvolva a solução preconizada.

A propósito da criação deste grupo de trabalho, a Secretária da Saúde e Segurança Social lembra que “o cancro do pulmão é dos cancros mais incidentes na Região, e uma das três primeiras causas de morte”.

“Esta é também uma das metas do Plano Regional de Saúde 2030, no âmbito da Estratégia Regional de Combate às Doenças Oncológicas, pelo que importa preparar esta implementação através de um projeto-piloto que permita testar a melhor solução adaptada à nossa realidade” acrescenta ainda a governante.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.