ÚLTIMAS

AÇORES | Conselho Regional do PSD aprova critérios para escolha de candidatos

Ponta Delgada, 09 Dezembro 2023 ©Hugo Moreira
391views

O Conselho Regional do PSD/Açores aprovou, por unanimidade, os critérios para a escolha dos candidatos às eleições legislativas regionais e nacionais, a que o partido irá concorrer em coligação com o CDS-PP e o PPM.

“Foram aprovados por unanimidade os critérios que têm a ver com a escolha dos candidatos à Assembleia Legislativa e à Assembleia da República, tendo em conta a proximidade dos dois atos eleitorais”, sublinhou, em conferência de imprensa, o presidente da Mesa do Congresso do PSD/Açores, Pedro Nascimento Cabral.

Segundo Pedro Nascimento Cabral, “os critérios assentam na confiança e no compromisso com o PSD e o nosso eleitorado, a identificação com o PSD/Açores, trabalho, experiência profissional que possa constituir uma mais-valia, assim como o mérito e a disponibilidade para servir os açorianos e representatividade”.

De acordo com o social-democrata, na reunião do órgão máximo do partido entre congressos ficou patente “uma grande motivação para continuar o trabalho que o Governo Regional está a realizar na Região, de mérito, de progresso e que está a elevar os Açores para novos índices de desenvolvimento que todos nós desejamos e ansiamos”.

Pedro Nascimento Cabral esclareceu que “o processo da elaboração das listas será rápido, dado o prazo da sua entrega no Tribunal que deverá ser a 22 de dezembro, partindo das Comissões Políticas Concelhias que apresentarão as suas propostas às Comissões Políticas de Ilha e, por fim, à Comissão Política Regional”.

Conforme avançou, a data de entrega das listas parte do princípio de que a próxima reunião do Conselho de Estado, agendada para 11 de dezembro, determinará a convocação de eleições antecipadas para 4 de fevereiro de 2024.

O dirigente partidário considera “essencial um profícuo diálogo no processo de elaboração das listas com os parceiros políticos da Coligação, tendo como base o princípio da proporcionalidade e representatividade, fundamentais para que o projeto governativo vença”.

“O PSD/Açores está a trabalhar com essa determinação e com esse objetivo desde o primeiro dia em que foi colocada a hipótese de eleições regionais antecipadas, sugeridas por José Manuel Bolieiro ao Presidente da República”, reiterou Pedro Nascimento Cabral.

“Desde então, todas as estruturas começaram a desencadear os procedimentos previstos nos Estatutos do PSD/Açores”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.