REGIONAL

AÇORES | CDS-PP contra qualquer tentativa de proibir touradas

82views

O Grupo Parlamentar do CDS-PP na Assembleia Legislativa Regional reuniu na semana passada em Angra do Heroísmo com representantes da Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda, da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, da Tertúlia Tauromáquica Praiense e da União Tauromáquica do Ramo Grande.

A reunião teve por objeto a análise de um Projeto de Decreto Legislativo Regional submetido à apreciação do parlamento açoriano, através do qual a representação parlamentar do PAN tenta proibir a realização de touradas nos Açores, “procurando forçar o fim das touradas por via legislativa, ao arrepio da realidade, que nos demonstra que os eventos tauromáquicos são amplamente apreciados e participados em várias ilhas do nosso arquipélago”.

De acordo com a líder parlamentar do CDS-PP Açores, Catarina Cabeceiras, “a posição do CDS-PP é inequívoca: somos contra a pretensão do PAN de proibir touradas na Região. A tauromaquia é parte integrante da cultura popular portuguesa e o CDS-PP sempre foi contra os cortes paradigmáticos abruptos.” 

“As práticas tauromáquicas, além de existirem com o devido enquadramento legal, quer nacional quer regional, são culturalmente enraizadas nos Açores e dão um importante contributo para a economia”, realçou a deputada, estimando-se, a título exemplificativo, que “à data de 2015, o dinheiro envolvido na realização das touradas à corda na ilha Terceira corresponderia a 11,4% do Produto Interno Bruto da ilha e a 2,47% do PIB da Região”.

À saída da reunião, Catarina Cabeceiras relatou que “o Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores registou as preocupações manifestadas pelas entidades presentes”, considerando que “os argumentos colocados em cima da mesa constituem importantes contributos”.

“Estaremos atentos e participativos no debate que se seguirá em Comissão na Assembleia Legislativa Regional”, asseverou.

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.