REGIONAL

AÇORES | CDS-PP congratula-se com abertura de candidaturas ao projeto-piloto ‘Novos Idosos’

©Hugo Moreira
248views

O Grupo Parlamentar do CDS-PP congratula-se com a abertura, no dia 27 de junho de 2022, das candidaturas ao projeto-piloto “Novos Idosos”, uma medida inovadora do XIII Governo Regional sob a tutela da Vice-Presidência.

Saliente-se que o Programa Novos Idosos tem, como principal objetivo, promover a capacidade de o idoso continuar a viver na sua residência, integrado na sua comunidade, com segurança e de forma independente, mas acompanhado, em articulação com as entidades que desenvolvem respostas sociais. Traduz-se numa intervenção de proximidade que envolve os serviços e auxílios necessários à realização das atividades básicas e instrumentais da vida diária, a disponibilização de equipamentos, apoio psicossocial, psicológico e a estimulação cognitiva dos idosos.

“Com o projeto-piloto Novos Idosos, cuja operacionalização se inicia muito em breve em parceria com o Lar. D. Pedro V, na Praia da Vitória, e o Lar Luís Soares de Sousa, em Ponta Delgada, estamos perante uma medida verdadeiramente humanista”, afirma Catarina Cabeceiras, líder parlamentar do CDS-PP Açores, realçando o “caráter pioneiro do projeto a nível nacional”.

No entender de Catarina Cabeceiras, o Projeto Novos Idosos poderá representar “uma verdadeira reforma no paradigma de cuidados prestados à terceira idade”. Assim, saúda o Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, por idealizar e dar cumprimento a “um programa que estimula o envelhecimento saudável e participativo, aumentando a liberdade de o idoso optar, sempre que possível, por permanecer em sua casa, junto da sua família.”

Durante o ano de 2022, prevê-se que 100 idosos sejam abrangidos por este projeto-piloto, financiado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para a líder parlamentar, “este projeto demonstra sem margem para dúvidas como é possível para o CDS-PP integrar este Governo de coligação sem perder a sua identidade e matriz ideológica” e, particularmente neste caso, cumprindo o desígnio de melhor “cuidar de quem cuidou de nós”.

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.