ÚLTIMAS

AÇORES | Bolieiro destaca “consistência e persistência” na estratégia das políticas regionais

Ponta Delgada, 25 Agosto 2023 ©Hugo Moreira
516views

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, destacou esta manhã “a necessidade de consistência e persistência na estratégia das políticas regionais”.

Bolieiro falava durante a conferência de imprensa para a apresentação da Universidade de Verão Açores 2023 pelo líder da JSD/Açores, Luís Raposo, uma iniciativa conjunta do PSD e JSD, na sede do Partido, em Ponta Delgada.

“Se o que realizamos até hoje na subsistência, no crescimento e agora potenciando o desenvolvimento com a qualificação que tínhamos dos nossos recursos humanos, hoje temos mais esperança e mais confiança, porque a juventude está mais bem qualificada que alguma vez, na história dos Açores”, salientou.

Na ocasião, o líder social-democrata realçou ainda “a consistência e persistência na estratégia das políticas em que se concentra a Universidade de Verão Açores, a qual dá grande foco ao impulso cívico na participação livre dos jovens na reflexão não só do quotidiano, como do seu futuro”.

Trata-se de um evento que “não é fechado à militância partidária, sendo aberto a todos os que pretendam debater as questões mais prementes do presente e do futuro”, sublinhou, como são os casos das transições climática, energética e digital, colocadas na agenda.

“Não podemos perder o sentido, consistente e persistente da compreensão das transições que estamos a viver no mundo e nos Açores”, disse, apontando que o arquipélago “pode liderar pelo exemplo estas transições, sendo que a mais notória para a sua influência intergeracional, a médio e longo prazo, tem a ver com a transição climática”.

José Manuel Bolieiro frisou, por seu lado, “a importância da consistência das atitudes e na persistência de mudança com o olhar no médio e longo prazo, e não na espuma do dia”, demonstrando assim “a estratégia da governação liderada pelo PSD/Açores”.

Para o presidente dos social-democratas, “a 10ª edição da Universidade de Verão 2023 revela consistência pela sua realização em cada uma das nove ilhas dos Açores, colocando-se ao serviço do futuro e das gerações, em cumprimento dos objetivos de sucesso do Partido e da JSD”.

“Consistência também na visão reformista que estamos a implementar nos Açores, para que com o tempo, a estabilidade consolide o rumo, e depois monitorizar os resultados para o nosso desenvolvimento”, prosseguiu.

Bolieiro considera, deste modo, “que todas as políticas públicas na economia, na sociedade e no ecossistema ambiental que temos, deve ter como padrão a sustentabilidade, um dos temas da Universidade de Verão, matriz da governação liderada pelo PSD, no quadro da Coligação do Governo dos Açores”.

“Estamos em pleno alinhamento, o PSD, a JSD, a governação em Coligação, no presente e futuro. O futuro é sobretudo uma oportunidade de prosperidade e sustentabilidade, desenhados no presente”, finalizou José Manuel Bolieiro.

A 10ª Universidade de Verão Açores 2023 realiza-se nas Flores e no Corvo, entre 31 de agosto e 3 de setembro.

O líder da JSD/Açores, Luís Raposo, reiterou na apresentação do evento, que “a Universidade de Verão Açores é a maior escola de formação política e cívica dos Açores, contribuindo em simultâneo, de forma direta, para a economia local das ilhas que nos recebem, com toda a organização e logística que acarreta”.

De acordo com Luís raposo, “a Universidade de Verão Açores tem como tema central ‘A próxima década nos Açores’, lançando o olhar sobre diversas áreas como o aprofundamento das autonomias, a fixação de jovens e demografia, a ciência e tecnologia, a saúde e desporto, turismo e desenvolvimento sustentável, transporte e mobilidade, as Regiões Ultraperiféricas e a Europa”, elencou.

O representante dos jovens social-democratas açorianos afirmou que “serão dias de formação, de reflexão política, de partilha e convívio, entre os cerca de 30 jovens que frequentarão a Universidade de Verão”.

A assinalar a 10ª edição, serão homenageados os seus presidentes fundadores, reitores do evento: Duarte Freitas, ex-presidente do PSD/Açores, e Cláudio Almeida, ex-presidente da JSD/Açores, que lideravam ambas as estruturas em 2014.

De entre os oradores convidados encontram-se Ricardo Batista Leite, ex-deputado da Assembleia da República e médico; Berta Cabral, ex-líder do PSD/Açores; Diana Duarte, jornalista; João Bruto da Costa, líder do Grupo Parlamentar do PSD/Açores na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores; Paulo Nascimento Cabral, membro da CPR do PSD/Açores; Bruno Belo, dirigente do PSD/Açores; Maurício Toledo, presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo; João Moniz, vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande com o pelouro da Habitação; Marco Andrade, da empresa Sustain Azores; e Sílvio Gonçalves, empreendedor da Aldeia da Cuada.

Até hoje são 230 os jovens formados em sete ilhas percorridas desde 2014, atingindo agora os 300 que irão concluir a formação no Grupo Ocidental, na próxima semana.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.