ÚLTIMAS

AÇORES | Bolieiro agradece confiança que os açorianos depositaram na Coligação

©Hugo Moreira
231views


O Presidente José Manuel Bolieiro agradeceu domingo à noite a confiança que os açorianos depositaram na Coligação PSD/CDS/PPM e que lhe permitirá governar nos próximos quatro anos, “numa missão de bem servir o povo, a democracia e a pluralidade parlamentar”.

“Estou feliz e alegre pela confiança que me transmitem. Sim, estou responsável pela responsabilidade que me dão de prosseguir e governar os Açores, em nome e ao serviço do meu povo”, disse no discurso da vitória, na sede do PSD/Açores, em Ponta Delgada.

“Em todas as mesas de voto tivemos uma votação serena e organizada. Estamos a fortalecer a autonomia e a nossa democracia nos Açores com a forte mobilização dos eleitores à participação política e eleitoral”, realçou.

O candidato a Presidente do Governo Regional agradeceu “ao povo a responsabilidade da vitória”, traduzida em 42% de votação, em 48.648 votos, aumentando 5297 votos desde o sufrágio de 2020.
“É a crescer que confirmamos a confiança e o caminho que prosseguimos com vantagem para o povo e o povo adere em massa e em crescimento à nossa governação”, afirmou.

Para José Manuel Bolieiro, “a vitória se expressou de forma inequívoca em seis ilhas das nove dos Açores, em 13 dos 19 concelhos dos Açores, em 106 freguesias em 155”, considerando um resultado significativo e “sem margem para dúvidas quanto ao apoio que a minha governação justificou”.

O candidato a Presidente do Governo Regional saudou ainda os líderes do CDS e PPM, Artur Lima e Paulo Estêvão, respetivamente, por cumprirem “a sua missão, por serem coesos na sua liderança [José Manuel Bolieiro], pela sua lealdade e reconhecimento”.

Dirigindo-se também às estruturas social-democratas, agradeceu “o trabalho, a militância e o serviço desenvolvidos, freguesia a freguesia”.

“[Saliento] a coesão na Coligação, sentido de missão ao povo e à nossa democracia uma governação em nome e missão de servir bem o nosso povo”, afirmou.

O líder da Coligação PSD/CDS/PPM considera assim que os resultados demonstram agora que “valeu a pena esta coesão, valeu a pena o reconhecimento desta liderança e o cumprimento de espírito de missão”.

José Manuel Bolieiro deixou também um “cumprimento muito democrático a todos os eleitos, aos da Coligação que têm agora o dever da representação parlamentar igualmente coesa para os próximos quatro anos de legislatura para afirmar uma governação de estabilidade, e a todos os outros, de todos os partidos, elevando o seu sentido de responsabilidade democrática”.

O candidato a Presidente do Governo Regional leu “a soberana decisão do povo”, reconhecendo a sua vontade de que prossiga a governação tal como tem vindo a realizar, “ao serviço dos interesses dos açorianos, não deixando nenhuma ilha para trás, cumprindo os objetivos do nosso desenvolvimento”, com as pessoas em primeiro lugar.

“Primeiro o nosso desenvolvimento interno, de coesão com as nove ilhas dos Açores, com todas as classes, com todas as gerações, com todas as atividades económicas que promovam o nosso desenvolvimento coeso em toda a Região”, apontou.

José Manuel Bolieiro reconheceu a persecução da “personalização” das candidaturas durante a campanha, das quais surgiram duas alternativas de governação, com lideranças propostas a assumirem a Presidência do Governo.

“Interpreto que o encargo que os açorianos me deram de afirmar a Presidência da governação é um encargo de responsabilidade para todos, todos aqueles que no quadro da boa interpretação da soberana vontade do povo, reconhecem esta personalização na liderança do Governo dos Açores nos próximos quatro anos”, vincou.

O líder da Coligação PSD/CDS/PPM comprometeu-se “em manter o seu perfil político e pessoal dialogante, conciliador, com sentido de missão, com a responsabilidade de não deixar ninguém para trás, mas liderar sem ceder a chantagens, no quadro parlamentar e na sociedade”.

Bolieiro elogiou, por fim, a presença do líder nacional do PSD, com cuja colaboração conta no futuro, enquanto próximo Primeiro-Ministro, “amigo de Portugal e das Autonomias”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.