REGIONAL

AÇORES | Atualidade. Escolas estão a receber equipamentos de robótica e de realidade virtual, indica Sofia Ribeiro

| Fotos: MM
77views

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, anunciou que as escolas da região já estão a receber equipamentos de robótica, de realidade virtual, jogos de pensamento computacional e kits de impressão 3D.

“Falamos de 248 kits de jogos de pensamento computacional; 230 kits de robótica educativa; 134 kits de impressoras 3D e 64 kits de realidade virtual”, enumerou.

O anúncio foi feito no âmbito da discussão do primeiro painel do Conselho Económico e Social dos Açores, “Desafios da valorização do capital humano: educação, formação e ciência”, esta sexta-feira no Nonagon, em São Miguel.

Durante a intervenção, Sofia Ribeiro lembrou dados da Comissão Europeia que estimam que “69% dos trabalhos atuais passem a ser automatizados”, tendo sido criados dois milhões de “novos postos de trabalho na área da digitalização na última década”, prevendo-se que, até 2030, sejam criados “1,75 milhões de novos empregos nas áreas de tecnologias de informação e comunicação”.

A titular da pasta da Educação explicou ainda que, e de acordo com a Comissão Europeia, “cada ano a mais de ensino e formação representa cerca de 10% na média dos seus ganhos remuneratórios futuros”.

“Um aluno que esteja no quinto ano de escolaridade, daqui a sensivelmente 13 anos estará a entrar no mercado de trabalho. Será difícil descrever o mundo laboral daqui a 13 anos, mas sabemos que será um mundo profundamente digital e tecnológico”, referiu.

“É neste enquadramento”, explicou a titular da pasta da Educação, “que o XIII Governo dos Açores está a fazer uma forte aposta nos equipamentos individuais para as escolas”.

“Quando entrámos em funções, havia menos de quatro mil computadores considerados como em bom estado nas nossas escolas. Desde 2020, as unidades orgânicas do sistema público regional já receberam nove mil equipamentos”, realçou.

De acordo com a Secretária Regional, foram ainda entregues “mais de 5 mil equipamentos” a todos os alunos dos 5.º e 8.º anos, “para a desmaterialização dos manuais escolares”.

Associados a esta distribuição de equipamentos, referiu, “estão módulos de formação no âmbito das tecnologias da informação e comunicação a toda a comunidade educativa”, tendo destacado os ‘massive open online courses’ já em preparação.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.