REGIONAL

AÇORES | Atualidade. Carlos Furtado quer mais informação sobre a atividade do Gabinete Anti-Corrupção

184views

O Deputado independente Carlos Furtado em comunicação efetuada ao Presidente da ALRAA, informou que pretende realizar uma sessão de perguntas de resposta oral, no próximo período plenário que se realizará no mês de setembro. Em causa está a necessidade de melhores esclarecimentos sobre a atividade desenvolvida pelo Gabinete de Prevenção da Corrupção e da Transparência.

O parlamentar utilizará esta figura regimental para pedir esclarecimentos ao Governo Regional sobre a atividade desta estrutura, uma vez que o relatório recentemente tornado público, não apresenta informação devidamente detalhada sobre as atividades levadas a efeito. Furtado recorda que, a idoneidade deste organismo da administração pública tem sido recorrentes vezes posta em causa por politiquices populistas de diversa ordem e que o Governo Regional ainda não esclareceu convenientemente o trabalho até agora desenvolvido.

O deputado independente que em novembro de 2020 foi determinante na solução de governo atual, uma vez que sem o acordo de incidência parlamentar por ele assinado, não teria sido possível a atual solução governativa, lembra assim que, tendo a criação do gabinete de combate à corrupção sido uma das imposições que fizeram parte do acordo, deverá ser devidamente informado da atividade deste organismo público, embora entenda que é irrelevante falar de instalações físicas de tal gabinete, salienta que o que está em causa é a operacionalização e produtividade dos efetivos que compõem a estrutura.

Numa altura em que se aproxima a conclusão de metade da legislatura, entende o parlamentar que é tempo de fazer um ponto da situação e verificar os compromissos assumidos de parte a parte, uma vez que nos próximos meses haverá necessidade de tomar decisões importantes sobre os próximos tempos e evidencia que, os compromissos por ele assumidos com os eleitores que votaram no projeto que apresentou em 2020, são para cumprir, razão pela qual manterá a sua posição de firmeza e determinação.

RP/ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.