ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Governo dos Açores lança dois novos projetos de proteção civil nas escolas

70views

O Governo dos Açores lançou o Programa E+PROCIV e a coleção “As Aventuras do Super Açor”, duas novas iniciativas destinadas a reforçar a prevenção e a segurança nas escolas, através da valorização do trabalho desenvolvido pelos Clubes de Proteção Civil e da disponibilização de novos recursos educativos dirigidos às crianças e jovens.

“Com estes dois projetos, queremos dar um novo impulso à proteção civil nas escolas. O E+PROCIV reconhece o trabalho dos clubes e incentiva novas iniciativas, enquanto ‘As Aventuras do Super Açor’ aproximam estes conhecimentos das crianças através de histórias, jogos e desafios que as convidam a participar e a aprender”, afirmou o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel.

O E+PROCIV reconhece o trabalho realizado pelos Clubes de Proteção Civil através da atribuição de galardões Ouro, Prata e Bronze às escolas que se destaquem na promoção da segurança, da prevenção e da cidadania ativa.

A avaliação tem em conta a organização e o funcionamento dos clubes, a educação para o risco, a segurança em meio escolar, o envolvimento da comunidade e a capacidade de iniciativa. Os clubes distinguidos recebem um certificado, uma bandeira E+PROCIV e divulgação institucional.

O programa prevê também apoios financeiros para o desenvolvimento de novas atividades. Os três clubes distinguidos com o galardão Ouro recebem 500 euros cada, enquanto os seis distinguidos com o galardão Prata recebem 250 euros cada.

“Mais do que uma competição entre escolas, este programa pretende estimular a participação, a partilha de experiências e a melhoria do trabalho realizado, valorizando o empenho de alunos e professores e ajudando a dar continuidade às suas ideias”, salientou Alonso Miguel.

Em paralelo, a coleção “As Aventuras do Super Açor” disponibiliza revistas digitais mensais que combinam histórias em banda desenhada, conselhos de segurança, jogos e desafios. Entre os temas abordados estão os sismos, as tempestades, as erupções vulcânicas, o plano familiar de emergência e a utilização do número europeu de emergência 112.

A componente prática do projeto inclui uma caderneta de 12 cromos associados a missões desenvolvidas pelos Clubes de Proteção Civil. A realização e validação dos desafios permitem aos alunos completar a coleção, associando os conhecimentos adquiridos a comportamentos de prevenção e segurança.

“Queremos que as crianças se envolvam, façam perguntas e descubram como podem contribuir para a sua segurança e para a dos outros. As histórias despertam o interesse e as missões ajudam a transformar o que aprendem em comportamentos concretos”, referiu o governante.

As duas iniciativas enquadram-se na orientação definida pelo XIV Governo dos Açores para a área da proteção civil, que considera fundamental reforçar a capacidade de prevenção e de resposta perante situações de risco, acidente grave ou catástrofe, tendo presente a exposição dos Açores a fenómenos naturais adversos. O Programa do Governo identifica a cultura de proteção civil como inerente à vida e à história da Região.

“Nos Açores, a proteção civil também se constrói nas escolas. O que as crianças aprendem chega às famílias e à comunidade, ajudando a criar uma população mais consciente e mais preparada. É esse trabalho conjunto que queremos continuar a fortalecer, porque educar para a prevenção é construir um futuro mais seguro”, concluiu Alonso Miguel.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.