ÚLTIMAS

ÚLTIMAS | AMRAA reforça defesa dos interesses dos Municípios açorianos junto das instituições europeias

77views

O Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) e Vice-presidente da Confederação dos Municípios Ultraperiféricos (CMU), Carlos Ferreira, apresentou, em Bruxelas, a defesa dos municípios açorianos no contexto da nova Estratégia Europeia para as Regiões Ultraperiféricas (RUP), num conjunto de reuniões e encontros institucionais, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e Cidades 2026.

A agenda institucional da Confederação dos Municípios Ultraperiféricos incluiu reuniões com representantes das outras regiões ultraperiféricas, da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, e das instituições europeias, num momento decisivo para a discussão do futuro das políticas de coesão e do próximo Quadro Financeiro Plurianual 2028–2034.

Durante os encontros, a AMRAA defendeu a importância de consolidar uma posição comum dos municípios das regiões ultraperiféricas, reforçando a sua capacidade de intervenção e representação nas negociações sobre o futuro financiamento europeu.

Uma das principais prioridades apresentadas foi a necessidade de assegurar que o artigo 349.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, que reconhece as especificidades das regiões ultraperiféricas, tenha uma tradução efetiva em medidas concretas e mecanismos de financiamento diferenciados, capazes de responder aos constrangimentos estruturais destes territórios.

Para a AMRAA, a insularidade, a dispersão geográfica, a distância aos principais mercados e os sobrecustos associados à prestação de serviços públicos e à concretização de investimentos exigem respostas europeias ajustadas à realidade dos municípios açorianos.

A Associação destacou igualmente a importância do reforço da cooperação territorial europeia, nomeadamente através de instrumentos como o programa Interreg, defendendo condições de acesso e financiamento adaptadas às especificidades das regiões ultraperiféricas.

A participação em Bruxelas deu, assim, continuidade ao trabalho que a AMRAA tem desenvolvido junto das instituições nacionais e europeias, procurando assegurar que os municípios açorianos tenham uma participação efetiva na definição das políticas que condicionam o seu desenvolvimento.

A AMRAA reafirma que o reconhecimento europeu da ultraperiferia deve traduzir-se em decisões e instrumentos concretos, garantindo que os municípios dos Açores disponham de condições adequadas para responder aos desafios dos seus territórios e das suas populações.

AMRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.