XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 01 de Outubro de 2026

75views

Mercados Internacionais

O Nikkei 225 registou uma subida de quase 2,9% e o KOSPI subiu 0,9%, impulsionados pelos sólidos resultados e perspetivas da Micron, bem como pelo anúncio de 200 mil milhões de dólares em investimentos sul-coreanos no setor energético dos EUA.

A sessão de ontem no mercado americano terminou com resultados mistos, com uma liderança clara das grandes empresas tecnológicas: o Dow Jones caiu 0,86% (descendo para o seu nível mais baixo desde o início de junho), o S&P 500 recuou 0,25%, o Russell 2000 desceu 0,39%, enquanto o Nasdaq subiu 0,24% graças às valorizações da Apple, da Amazon e da Alphabet, entre outras.

As taxas de juro dos títulos do Tesouro dos EUA subiram (os índices de referência a 10 anos rondaram os 5,29%), ignorando os resultados do PCE que saíram abaixo do esperado e reagindo às revisões do PIB e às estimativas mais baixas do PIB da Fed de Atlanta.

Esta manhã, os futuros apontam para uma melhoria do sentimento: o US100 sobe cerca de 0,94% para cerca de 31 014 pontos, o US500 ganha cerca de 0,47% (cerca de 7 757 pontos), o US2000 sobe cerca de 0,55% (cerca de 2 835 pontos) e o US30 ganha cerca de 0,32% (cerca de 51 453 pontos). Os fortes ganhos nas ações resultam da divulgação dos resultados da Micron.

Calendário económico

Ao longo do dia, os investidores irão centrar-se nos valores finais do PMI da indústria transformadora da zona euro e do Reino Unido e, à tarde, no importante índice ISM da indústria transformadora dos EUA e nos pedidos semanais de subsídio de desemprego.

O dia caracteriza-se também por várias intervenções públicas por parte de membros do FOMC (incluindo Waller, Bowman e Jefferson), do BCE (Christine Lagarde) e do governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey.  

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.