AGENDAÚLTIMAS

ATUALIDADE | VIII Encontro Regional das CPCJ debate futuro do sistema de promoção e proteção de crianças e jovens

| Foto: SRSSS
52views

A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, através do Comissariado dos Açores para a Infância (CAI), promove, nos dias 1 e 2 de outubro, no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha de São Miguel, na Lagoa, o VIII Encontro Regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Região Autónoma dos Açores, subordinado ao tema “Da Prevenção à Intervenção: que futuro para o sistema de promoção e proteção de crianças e jovens?”.

A sessão de abertura contará com as intervenções do Presidente do CAI, Emanuel Areias, e da Vereadora da Câmara Municipal da Lagoa Graça Costa, sendo presidida por Artur Lima, Vice-Presidente do Governo Regional.

O programa terá início com a conferência inaugural “A Arquitetura do Sistema de Proteção e Promoção: O que temos e o que poderíamos ter”, a cargo do psicólogo Hélio Bento Ferreira, seguindo-se a apresentação do Relatório Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ relativo a 2025.

Ao longo dos dois dias, decorrerão conferências e mesas-redondas dedicadas a temáticas de particular relevância, como o estatuto dos membros das CPCJ, os desafios da intervenção das entidades de primeira linha, a articulação entre os processos de promoção e proteção, tutelar educativo e tutelar cível e a construção de respostas integradas para crianças vítimas de crime.

Na sessão de encerramento, que será presidida pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, estará presente a Presidente da Comissão Nacional para os Direitos das Crianças e Jovens (CNDCJ), Ana Isabel Valente.

Este evento reunirá especialistas e responsáveis institucionais de diversas áreas ligadas à proteção de crianças e jovens, incluindo representantes da CNDCJ, do Ministério Público, dos Tribunais, da Polícia Judiciária, das autarquias, da educação, da segurança social, da saúde, das forças de segurança e das próprias CPCJ.

O VIII Encontro Regional das CPCJ afirma-se como um espaço privilegiado de debate, partilha de experiências e reflexão estratégica sobre os constrangimentos e desafios que marcam atualmente o sistema de promoção e proteção de crianças e jovens, procurando identificar soluções que reforcem a capacidade de prevenção e intervenção, valorizem o papel dos membros das CPCJ e contribuam para uma resposta cada vez mais eficaz na salvaguarda dos direitos e do bem-estar das crianças e jovens da Região.

A participação no evento é gratuita e aberta ao público, estando sujeita a inscrição prévia. Os interessados em participar deverão formalizar a sua inscrição até ao dia 28 de setembro, através do formulário eletrónico disponível em: https://acesse.one/tskxg5v.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.