ÚLTIMAS

ATUALIDADE | José Manuel Bolieiro destaca “reconhecimento europeu” da “visão estratégica” dos Açores para a economia azul

| Foto: MM
93views

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, assinalou ontem a conclusão da visita oficial à Região do Comissário Europeu das Pescas e Oceanos, Costas Kadis, considerando que os dois dias de trabalho permitiram demonstrar, no terreno, a capacidade dos Açores para liderarem o desenvolvimento sustentável da economia azul e reforçarem o seu papel estratégico no Atlântico.

Após um programa que incluiu contactos com o setor das pescas, visitas a infraestruturas científicas e tecnológicas e projetos ligados à investigação e inovação marinha, em São Miguel e no Faial, José Manuel Bolieiro considerou que a visita constituiu uma oportunidade para mostrar que os Açores transformam visão em ação.

“Os Açores são a maior fronteira ocidental de Portugal e da União Europeia. Somos mais mar do que território terrestre e temos uma visão clara para transformar essa realidade numa oportunidade de desenvolvimento”, disse.

O líder do executivo açoriano sublinhou que a Região tem vindo a afirmar junto das instituições europeias a importância do Atlântico, mas que era essencial demonstrar, no terreno, os investimentos e as capacidades já instaladas para potenciar a economia azul.

Segundo José Manuel Bolieiro, os projetos visitados evidenciam o “compromisso” da Região com a ciência, a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos marinhos, num percurso que tem contado com o apoio da União Europeia e com uma estratégia concertada entre os Açores e o Governo da República.

“Quisemos mostrar ao Comissário Europeu que passámos das palavras aos atos. Hoje temos capacidade instalada, conhecimento e projetos concretos que reforçam a nossa credibilidade e afirmam os Açores como um polo de referência para a economia do mar”, acrescentou.

Para o governante açoriano, esta visita permitiu reforçar a confiança das instituições europeias no trabalho desenvolvido pela Região, consolidando os Açores como um parceiro credível na construção das políticas europeias para o mar.

José Manuel Bolieiro reiterou ainda que o desenvolvimento da economia azul representa uma “oportunidade estratégica” para os Açores, para Portugal e para a própria União Europeia, defendendo que o arquipélago deve continuar a ser valorizado pelo seu contributo para a “projeção europeia no Atlântico”.

E sustentou: “Mais do que reivindicar, importa demonstrar capacidade para concretizar. É essa credibilidade que os Açores afirmam hoje e que queremos colocar ao serviço de Portugal e da União Europeia”.

Ao longo da visita, o Comissário Europeu das Pescas e Oceanos contactou com diferentes projetos de investigação, inovação, formação e desenvolvimento ligados ao mar, confirmando o papel crescente dos Açores como plataforma de conhecimento, sustentabilidade e economia azul no espaço atlântico.

A acompanhar a visita oficial do Comissário Europeu das Pescas e Oceanos estiveram o Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, e o Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, num programa que permitiu reforçar o diálogo entre os Açores, o Governo da República e as instituições europeias em torno do futuro das pescas, da economia azul e da valorização estratégica do Atlântico.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.