REGIÃO | Arquipélago — Centro de Artes Contemporâneas inaugura “Sete Retratos e Outras Obras em Forma de Enlace”

O Arquipélago — Centro de Artes Contemporâneas tem o prazer de anunciar a abertura da exposição “Sete Retratos e Outras Obras em Forma de Enlace”, uma mostra concebida especificamente para o espaço, que celebra a profunda ligação artística e pessoal entre Vieira da Silva e Arpad Szenes.
A exposição é o resultado de uma parceria estratégica entre o Arquipélago, a Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva (FASVS) e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). As obras apresentadas integram a prestigiada coleção do museu homónimo em Lisboa, instalado na histórica Antiga Fábrica de Tecidos da Seda, um marco pombalino pós-terramoto de 1755.
Esta exposição integra a programação complementar de Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura.
Uma jornada pelo amor e pela criação
Através de um conjunto diversificado de suportes como a pintura, o desenho e a gravura, a exposição traça um arco temporal que se estende de 1931 a 1975. A seleção de obras revisita a trajetória de um casal cujo encontro, em 1930, deu início a mais de cinco décadas de vivência partilhada entre Paris, Lisboa e o período de exílio no Rio de Janeiro durante a Segunda Guerra Mundial.
“A exposição integra obras dos dois pintores e conta a história de uma relação intensa e artisticamente fecunda. Temas como o amor, a felicidade, a guerra, o exílio, a saudade, a liberdade e a amizade percorrem e estruturam o espaço expositivo”, refere a nota curatorial.
Programa de Mediação: Ética e Convivência
Além da fruição estética, a exposição convida à reflexão crítica. A mostra será acompanhada por um programa de mediação centrado em conceitos fulcrais na obra dos dois artistas: a metamorfose e a solidariedade inter-espécies. Este ciclo propõe uma discussão sobre a construção de uma ética de convivência necessária entre os seres humanos e o mundo “mais do que humano”.
INFORMAÇÕES SOBRE A INAUGURAÇÃO
Evento: Inauguração da exposição Sete Retratos e Outras Obras em Forma de Enlace
Data: 27 de junho
Hora: 17:00
Local: Arquipélago — Centro de Artes Contemporâneas, Sala 3
Entrada: gratuita
Nota sobre o Museu Arpad Szenes — Vieira da Silva:
Inaugurado em 1994, o museu dedica-se a preservar, estudar e divulgar o espólio do casal de artistas, figuras centrais da arte contemporânea do século XX, assegurando que o legado da sua união artística perdure para as gerações futuras.
ACAC/RÁDIOILHÉU






