ÚLTIMAS

PICO | Azores Fringe Festival abriu com novos livros, música, dança e muita arte

Foto por Ana Goulart: Na abertura do festival com o fundador do Azores Fringe, Terry Costa, Christina Clancy, Pedro Paulo Câmara e Diana Zimbron. 
67views

O festival internacional de artes, Azores Fringe, abriu este passado fim de semana, na Biblioteca Auditório da Madalena, com muita arte, apresentação de novos livros açorianos e ainda espetáculos, entre conferências. 

A escritora americana, Christina Clancy, conversou sobre publicar no outro lado do atlântico; a bailarina argentina, Pia Nicoletti, apresentou sua obra de teatro-físico, que agora segue para Itália; o cantautor norteno, Dan Riverman, enfeitiçou o público no Cella Bar com o seu vozeirão. E estes foram apenas os artistas visitantes do exterior do arquipélago. 

Açorianos do artesanato alimentaram a Feira Fringe e açorianos das letras apresentaram seus livros publicados, conversaram sobre projetos futuros e partilharam ideias para serem desenvolvidas com a MiratecArts, ou outras entidades. Vitor Teves, acompanhado pelo editor Carlos Alberto Machado da Companhia das Ilhas, apresentou a sua última obra, “Conteiras”; Carolina Cordeiro, entre outros, apresentou “As Novas Lendas das Sete Cidades”; obras de Ivone Garcia, Joana Ramos, Pieter Adriaans e Tiago Paquete também chegaram à mesa. Maria João Martins trouxe ao Pico “Natália Correia – Entre o Riso e a Paixão” e ainda seu novo livro “Isto agora é em off”, antes de chegar à Feira do Livro de Lisboa. 

No evento de abertura, destaca-se a abertura da exposição de Laércio Soares, patente na Biblioteca da Madalena até ao final de maio, e ainda a adição de um novo nome ao calendário cultural da MiratecArts, Amélia Ernestina Avelar. Diana Zimbron apresentou sobre a vida da poetisa picarota, nascida a 1 de maio de 1848, enquanto Pedro Paulo Câmara partilhou “Poema a Dias de Melo”, o qual o programa Encontro Pedras Negras é inspirado.  

O Azores Fringe continua com teatro, dança, exposições e artistas em residência, na ilha do Pico, e o programa de curtas, shorts@fringe, chega a várias ilhas dos Açores. www.miratecarts.com

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.