TERCEIRA | Dificuldades financeiras da Região não podem comprometer ampliação do Porto da Praia da Vitória

O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) no Parlamento dos Açores, Pedro Ferreira, espera que “a grave situação financeira da Região” não venha a comprometer as obras de ampliação, em 350 metros, do cais acostável do Porto Oceânico da Praia da Vitória, caso contrário “a ilha Terceira ficará novamente prejudicada” e a complementaridade necessária entre infraestruturas portuárias regionais será posta em causa.
Após uma visita ao porto da Praia da Vitória (o segundo mais importante da Região) e de reunir com a administração da empresa Portos dos Açores, o parlamentar liberal manifestou “satisfação com os projetos em curso” no Porto da Praia da Vitória, destacando “o empenho” da administração portuária e “os avanços previstos”, quer na ampliação do cais acostável do porto comercial, quer na resolução do processo relativo ao estaleiro de reparação naval.
Porém, a Iniciativa Liberal deixa um forte alerta relativamente ao projeto de ampliação em 350 metros do cais acostável do porto comercial: “a Portos dos Açores tem o projeto, a Portos dos Açores tem garantidas 85% das verbas para a obra ao abrigo do Programa Comunitário Açores 2030, mas, naturalmente, sendo esta uma obra da Região, é preciso que o Governo Regional tenha a capacidade de ir buscar os 15% remanescentes da comparticipação comunitária para que a obra possa avançar”.
“Estamos a falar de uma obra que não custará nada mais nada menos do que 40 e poucos milhões de euros e, portanto, se a Região não tiver essa capacidade, mais uma vez, a ilha Terceira ficará esquecida, mais uma vez, a ilha Terceira ficará prejudicada e, mais uma vez, a governação dos Açores marginaliza, claramente, uma ilha em detrimento das outras”, afirmou.
“Estamos a falar de uma obra, que permitirá duplicar a capacidade de atracagem de navios de passageiros e de carga. Se a Região não tiver capacidade para assegurar a componente regional do financiamento, a ilha Terceira ficará novamente prejudicada”, alertou.
Para Pedro Ferreira, o atual contexto financeiro da Região resulta de “opções erradas de gestão”, que conduziram os Açores “a níveis de dívida e endividamento nunca antes vistos na história da autonomia”.
O Deputado da IL/Açores quer assim que “o Governo Regional consiga garantir os meios necessários” para concretizar um investimento que considera “essencial para o desenvolvimento económico da Praia da Vitória e da Ilha Terceira”.
Parque de invernagem
e reparação naval
Após a visita ao porto da Praia da Vitória, o parlamentar liberal considerou, “particularmente positiva” a perspetiva de lançamento, “até ao final do ano, do concurso para concessão a privados do estaleiro de reparação naval, há muitos anos ao abandono”.
Segundo Pedro Ferreira, o anterior concurso público “falhou por impor aos privados a responsabilidade de recuperação do hidrolift”, estrutura que classificou como “verdadeira sucata”, devido “ao abandono a que foi sujeita ao longo dos anos por sucessivos governos regionais”.
“O concurso está agora a ser preparado numa lógica diferente, permitindo desmantelar o hidrolift e criar condições reais para o desenvolvimento de um polo de reparação naval moderno e economicamente viável”, afirmou.
O deputado liberal salientou ainda “o potencial estratégico” daquela infraestrutura para “a criação de um parque de invernagem e oficinas de reparação naval”, considerando que “o Porto da Praia da Vitória é, atualmente, o único porto nos Açores com espaço e condições para acolher um projeto desta dimensão”.
IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU






