
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, anunciou hoje o número de apoios culturais a atribuir por área artística, no âmbito do Regime Jurídico de Apoio das Atividades Culturais (RJAAC), que totalizam cerca de 1.3 milhões de euros.
O Despacho publicado hoje define os montantes a atribuir abrangendo áreas como o audiovisual, as artes performativas e visuais, o património, a edição de obras e eventos interdisciplinares.
De acordo com a titular da pasta da Cultura, o critério definido para atribuição dos montantes “teve por referência os valores atribuídos às candidaturas do ano passado, nas correspondentes áreas artísticas”.
O documento define 1.164 milhões de euros para projetos culturais, assentes em programas ou iniciativas anuais ou bianuais, com interesse relevante para a preservação, valorização, promoção e divulgação cultural da Região Autónoma dos Açores e 77 mil euros para aquisição, remodelação, beneficiação, ampliação ou construção de infraestruturas destinadas a atividades culturais.
Estabelece ainda 16 mil euros para a aquisição e conservação de instrumentos musicais, aquisição de fardamento, de trajes e de repertório por coletividades e ainda 15 mil euros para custos de edições de obras culturais.
“Estes apoios foram distribuídos por patamares estabelecidos entre 500 e 50 mil euros por projeto, dependendo das áreas de atuação, sendo esta a principal alteração introduzida com o novo diploma”, referiu Sofia Ribeiro.
Recorde-se que o novo regulamento foi revisto pelo Governo dos Açores em 2024, sendo esta a primeira vez que os apoios foram estabelecidos pelo novo regulamento.
De acordo com a governante, os agentes culturais “dispõem agora de 15 dias úteis para, querendo, alterarem o patamar a que se candidataram”.
“Assim, já sendo conhecedores da sua avaliação, e consequentemente da sua posição na lista ordenada, têm previsibilidade relativamente aos apoios que serão atribuídos, processo este que é automático”, frisa.
O RJAAC mantém-se como principal apoio aos agentes culturais. A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto atribui ainda apoios no âmbito do Programa de Apoio às Sociedades Recreativas e Filarmónicas (SOREFIL), exclusivamente para filarmónicas, e ainda para a recuperação, conservação e valorização do património baleeiro da Região Autónoma dos Açores.
GRA/RÁDIOILHÉU






