
Mercados Internacionais
Os futuros dos índices asiáticos registaram ganho sesta madrugada. O JP225 prolongou a recuperação que começou na semana passada e esteve a subir 0,25%, enquanto o US100 está a subir 0,4%. O DE40 alemão, por outro lado, está a perder quase 0,1%.
Banco Central Chinês (PBoC) decide manter as taxas de juro inalteradas
A China manteve as suas taxas de juro de referência inalteradas pelo sétimo mês consecutivo, apesar dos fracos dados económicos.
As taxas de empréstimo a um ano e a cinco anos permaneceram inalteradas em 3% e 3,5%, respetivamente. A taxa anual é uma referência para os novos empréstimos, enquanto a taxa a cinco anos afeta as taxas de juro das hipotecas. Esta decisão foi tomada no contexto de dados económicos desfavoráveis da China relativos a novembro.
Calendário económico
No lado das notícias, os mercados estiveram atentos à decisão do PBOC, esta madrugada, ao manter as taxas de juro inalteradas. Além disso, a questão dos petroleiros venezuelanos permanece em segundo plano, o que está a apoiar a ligeira subida nos preços do petróleo.
O calendário económico para hoje encontra-se muito leve. De facto, a única publicação interessante será a do mercado italiano, onde serão divulgados os dados da inflação PPI para novembro.
XTB/RÁDIOILHÉU

