ÚLTIMAS

SANTA MARIA | PS/Açores condena Governo de coligação por bloqueio aos apoios para a promoção turística

327views

Os deputados do PS/Açores Joana Pombo Tavares e João Vasco Costa reuniram, esta segunda-feira, com várias associações de Santa Maria, nomeadamente a Associação Cultural Maré de Agosto, os Escravos da Cadeínha, a Associação Amigos da Maia e a Secção de Automobilismo e Karting do Clube Asas do Atlântico, todas elas confrontadas com as mesmas dificuldades e incertezas quanto aos apoios da Direção Regional do Turismo.

De acordo com Joana Pombo Tavares, a situação vivida em Santa Maria é reflexo de um problema que afeta toda a Região e que o PS/Açores já denunciou esta semana, através de um requerimento entregue no Parlamento. “A suspensão do formulário online para candidaturas, os atrasos na análise dos processos e a falta de respostas aos promotores estão a comprometer o planeamento e a realização de eventos com impacto direto no turismo, na cultura e na economia das ilhas”.

Durante a reunião, as associações denunciaram a total falta de previsibilidade e de transparência no processo de atribuição de apoios. “Há candidaturas feitas há mais de seis meses que continuam sem resposta, sendo que, muitas vezes, só depois de alguma pressão é que os responsáveis associativos conseguem reação por parte do Executivo”, avançou a deputada socialista.

“Não se pode exigir profissionalismo e qualidade às associações quando o Governo Regional as deixa na incerteza total, obrigando-as a trabalhar no escuro, sem saberem se vão ter os apoios ou os valores em causa, e isto em organizações que funcionam com base no voluntariado”, sublinhou a deputada.

Além da falta de respostas, as associações de Santa Maria manifestaram grande preocupação com o aumento dos custos de transporte marítimo, que representam um encargo cada vez mais pesado para a organização dos eventos e dificultam a deslocação de artistas, equipas e materiais vindos de outras ilhas.

O PS/Açores defende que o Governo Regional desbloqueie de imediato os apoios previstos no regime de financiamento de iniciativas com interesse para a promoção do destino Açores, regularize os pagamentos em atraso e ponha fim à incerteza que está a prejudicar o trabalho de associações e clubes, que há décadas são uma referência na dinamização de Santa Maria e da Região.

Os socialistas vão continuar a exigir respostas e soluções concretas do Governo Regional, porque está em causa não só o trabalho e a dedicação de dezenas de associações açorianas, mas também a promoção das nossas ilhas, a dinamização cultural, a economia local e a imagem do destino Açores.

“Não podemos aceitar que o futuro dos eventos e iniciativas que marcam o calendário turístico e cultural das ilhas fique comprometido por inércia, falta de planeamento ou custos de transporte que se tornam incomportáveis para as associações”, concluiu Joana Pombo Tavares.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.