ATUALIDADE | José Manuel Bolieiro destaca “investimento na saúde e dignidade das pessoas” na inauguração da Unidade de Saúde do Livramento e São Roque

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à cerimónia de inauguração da nova Unidade de Saúde do Livramento e São Roque, em Ponta Delgada, uma infraestrutura que representa um investimento global de 5,7 milhões de euros e reforça a rede de cuidados de saúde de proximidade na ilha de São Miguel.
O líder do executivo açoriano destacou a aposta do executivo por si liderado na valorização dos recursos humanos, na modernização dos equipamentos e na melhoria das infraestruturas de saúde, sublinhando que estes investimentos integram uma estratégia mais ampla de transformação da sociedade açoriana.
“Queremos transformar a nossa sociedade dando, desde logo, qualificação às pessoas, para que elas, através de um elevador social, transformem o dia de amanhã melhor do que o de hoje”, afirmou José Manuel Bolieiro, acrescentando que a saúde constitui um “vetor estratégico prioritário da ação governativa”.
O Presidente do Governo dos Açores salientou ainda que a política de investimento na saúde tem como princípio central a “valorização da pessoa e da sua dignidade”.
“Esta governação não olha para a pessoa como uma coisa que custa dinheiro. Esta governação olha para a pessoa como o elemento mais essencial da condição humana: a sua dignidade”, declarou, defendendo que “a saúde é vetor fundamental desta dignidade”.
José Manuel Bolieiro agradeceu também aos profissionais de saúde o empenho e a dedicação demonstrados diariamente, valorizando a prestação de cuidados com competência, profissionalismo e proximidade aos utentes do Serviço Regional de Saúde.
“Estamos a investir mais em todo o Serviço Regional. Esta é uma convicção e um caminho que estamos a fazer”, reforçou.
Em funcionamento desde 14 de setembro de 2026, a nova Unidade de Saúde do Livramento e São Roque integra a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) e serve atualmente 5.018 utentes, com uma taxa de cobertura de 99,04%.
As novas instalações dispõem de capacidade para acolher oito núcleos de saúde familiar e prestar cuidados a um máximo de 13.600 utentes, permitindo responder não apenas às necessidades atuais das freguesias do Livramento e de São Roque, mas também ao eventual crescimento da população abrangida pelo Centro de Saúde de Ponta Delgada.
Para além das consultas médicas e de enfermagem, tratamentos e visitas domiciliárias, a nova infraestrutura permitirá alargar a carteira de serviços a consultas especializadas de enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica e Saúde Materna e Obstétrica, bem como a Medicina Dentária, Nutrição e Psicologia.
O investimento de 5,7 milhões de euros pretende, assim, reforçar a capacidade de resposta assistencial da USISM, promover a prevenção da doença e garantir maior proximidade e continuidade dos cuidados de saúde prestados à população.
GRA/RÁDIOILHÉU






