A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, acompanha no domingo a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, numa visita à ilha das Flores, onde será apresentado à governante o projeto de reconstrução do Porto das Lajes, destruído pelo furacão Lorenzo.
Também presente na visita, que decorrerá na tarde de domingo, estará a Presidente das Portos dos Açores, Sancha Costa Santos, sendo que a Presidente da Autoridade de Gestão do Sustentável 2030, Helena Azevedo, abordará a inclusão do referido porto no programa.
O Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030, sob a alçada do Ministério do Ambiente e Energia, é um instrumento fundamental para Portugal enfrentar os desafios da transição energética e climática, e atingir a neutralidade carbónica em 2050 – será também o mecanismo que assegurará em 85% as verbas para a recuperação do Porto das Lajes das Flores.
Este é um dos 12 programas criados para a operacionalização do Portugal 2030 que materializa o ciclo de programação de fundos europeus para o período 2021-2027 e decorre do Acordo de Parceria firmado entre Portugal e a Comissão Europeia, em julho de 2022.
Na segunda-feira, o Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, intervém numa conferência no Teatro Micaelense sobre as intervenções a realizar na Região Autónoma dos Açores ao abrigo do Programa Sustentável 2030, encontro em que estará também Maria da Graça Carvalho – antes, ambos os governantes, com mais elementos do Governo dos Açores, terão uma reunião de trabalho no Palácio de Sant’Ana.
A Ministra reúne-se na tarde de segunda-feira com diferentes entidades ligadas às suas áreas de governação, terminando a sua visita aos Açores num evento, no centro de artes Arquipélago, pelas 18h00, que assinala os 30 anos da campanha SOS Cagarro.
GRA/RÁDIOILHÉU