AÇORES | Proposta do PS visa apoiar as despesas de alojamento dos estudantes universitários deslocados – Russell Sousa
Russell Sousa, considerou, esta quinta-feira, que a medida apresentada pelo PS/Açores para comparticipar as despesas de alojamento dos estudantes universitários deslocados garante as ferramentas necessárias “para que possam construir um futuro digno nos Açores”.
O líder da JS/Açores e deputado do PS, falava à margem de uma reunião com a Direção da Associação Jovem Lagoense, ocasião em que voltou a sublinhar a urgência em dar respostas imediatas aos jovens açorianos, especialmente nas áreas do acesso à habitação a preços controlados, da qualificação, e do apoio às despesas no ensino superior.
“Após quatro anos de governação e vários orçamentos apresentados, o Governo Regional continua incapaz de responder às necessidades estruturantes dos jovens, essenciais para a sua atração e retenção na Região”, destacou o socialista, para ressalvar que na área da habitação, por exemplo, “o que está a ser feito pelo Governo Regional é apenas a execução do que o Partido Socialista deixou planeado no PRR”.
Reforçando a necessidade de aumentar a oferta de habitação para arrendamento ou venda, Russell Sousa destacou que o Partido Socialista tem propostas concretas para resolver o problema de forma estrutural. “Temos soluções que garantem o acesso dos jovens à habitação e que podem inverter a tendência de desertificação das ilhas. O atual executivo não consegue dar respostas estruturais e limitou-se a gerir o PRR. Não chega.”
“Recebemos relatos de jovens que queriam fixar-se em ilhas como as Flores, mas a verdade é que não há habitação disponível. Isso não pode continuar. Na audiência com o Presidente do Governo sobre o Plano e Orçamento para 2025, já apresentámos contributos para resolver o problema. O PS propõe a criação de um programa que aumente significativamente a oferta de habitação para os jovens,” acrescentou Russell Sousa, reforçando a necessidade de ação urgente do Governo Regional.
No que diz respeito à qualificação dos jovens, o líder da JS Açores salientou a importância de garantir que todos, independentemente do seu contexto familiar, tenham as mesmas oportunidades de acesso ao ensino superior. “Precisamos de criar mais e melhores condições para que os jovens possam investir na sua formação. O aumento da qualificação dos jovens açorianos é essencial para elevar os salários médios na Região e promover o crescimento económico. Sem isso, o ciclo da pobreza mantém-se, e a riqueza gerada nos Açores será limitada.”
Russell Sousa frisou que a igualdade real no acesso ao ensino superior deve ser assegurada, independentemente do contexto socioeconómico dos jovens. “Estamos a falar de garantir que todos têm as mesmas oportunidades. Sabemos que, apesar de o sistema estar desenhado para ser equitativo, há muitos fatores, como o custo do alojamento para estudantes deslocados, que influenciam a decisão de ingressar ou não no ensino superior.”
Por fim, Russell Sousa reforçou a posição do Partido Socialista em relação ao Orçamento para 2025. “Tal como já foi afirmado pelo Presidente do PS Açores na audiência com o Governo Regional, estamos abertos ao diálogo e apresentámos soluções e contributos. No entanto, a coligação tem de decidir se quer dialogar ao centro e encontrar soluções equilibradas para a Região, ou se prefere continuar a negociar com a direita populista e reacionária, como o Chega, construindo um orçamento que ignora as necessidades reais dos jovens e do futuro dos Açores.”
“Não podemos continuar a esperar que o Governo Regional tome medidas concretas e urgentes para os jovens, sobretudo no que toca ao acesso à habitação a preços controlados, ao fomento da qualificação e ao apoio nas despesas com o ensino superior. Sem isso, o futuro dos Açores está comprometido”, defendeu o deputado do PS/A, Russell Sousa.
GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU