A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, vai promover em outubro um roadshow pelas Escolas da Região para incentivar os alunos a inscreverem-se na Academia Empreendedora, um programa de educação não formal que já envolveu mais de 5.000 alunos de todas as ilhas em três edições.
Apresentada esta segunda-feira no Observatório do Mar dos Açores, na Horta, ilha do Faial, pelo Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, a edição deste ano mantém o formato já consolidado, com o foco nas atividades que estimulam o desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais essenciais para a afirmação de um perfil proativo dos jovens.
No que respeita ao calendário para a implementação e execução da Academia, em outubro terá início a formação dos professores e técnicos que vão implementar o programa nas Escolas, IPSS e Instituições de Ensino Superior, tendo lugar em dezembro a iniciativa Empreendedor Por Um Dia para a apresentação de uma ideia de negócio.
Em fevereiro e março de 2025, irão decorrer os concursos locais para seleção das equipas que vão participar, no mês de maio, no I9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras, que representa o culminar da Academia Empreendedora – Escola de Líderes.
O programa Academia Empreendedora compreende dois subprogramas.
A Academia Empreendedora – Escola de Líderes percorre todos os ciclos de ensino, desde o 1.º ciclo até ao Ensino Superior, passando pelo Ensino Profissional e pelas IPSS.
Já a Academia Empreendedora – Ativa o Teu Potencial destina-se à população jovem reclusa. Depois da sua implementação, no ano letivo 2023/2024, no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, em São Miguel, na edição agora apresentada o programa deverá ser alargado ao Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
GRA/RÁDIOILHÉU