A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, adjudicou, recentemente, um concurso público para a aquisição de nove ambulâncias de socorro, num investimento total de €970.422,58 euros.
Este esforço integra-se numa estratégia abrangente do Governo Regional dos Açores, que visa modernizar, expandir e reforçar a frota de ambulâncias ao serviço dos diversos corpos de bombeiros do arquipélago.
Para Alonso Miguel, Secretário Regional com a tutela da Proteção Civil nos Açores, “estas novas viaturas, equipadas com tecnologia de ponta para o transporte e prestação de cuidados de emergência médica, irão não só aumentar a capacidade de resposta às emergências, como também garantir melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e bombeiros envolvidos nas operações de socorro”.
O governante refere que “a modernização da frota contribuirá diretamente para uma maior eficácia na prestação de cuidados pré-hospitalares, assegurando que os sinistrados ou vítimas de doença súbita recebem uma assistência rápida e qualificada”.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, sob a tutela da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, desempenha um papel central na gestão do sistema de transporte terrestre de emergência médica nos Açores, sendo responsável por coordenar as operações de socorro e garantir a adequada prestação de cuidados de saúde extra-hospitalares em todo o território.
Para Alonso Miguel, “a aquisição destas novas ambulâncias representa mais um passo na consolidação do seu papel como entidade fundamental para a proteção e bem-estar da população açoriana”.
O Secretário Regional esclarece que “este investimento se insere num plano mais vasto do Governo dos Açores, focado na melhoria contínua do Sistema de Proteção Civil Regional”.
E sublinha: “ao dotar a Proteção Civil de meios mais modernos e eficientes, o Governo assegura que a resposta às emergências se torna cada vez mais rápida, eficaz e acessível a todos os habitantes das ilhas”.
A este investimento somam-se um conjunto de nove viaturas vermelhas já adjudicadas, que incluem autotanques, prontos-socorros, auto-salvamentos, e um reboque multivítimas, num investimento global previsto de 3,4 milhões de euros.
O Secretário Regional apontou que “todos estes investimentos, representam um esforço financeiro significativo e refletem, de forma inequívoca, o firme compromisso do Governo Regional dos Açores para com a melhoria das condições humanas e materiais dos corpos de bombeiros e com o reforço da capacidade de ação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em prol da proteção e salvaguarda das populações”.
GRA/RÁDIOILHÉU