ÚLTIMAS

AÇORES | Artur Lima faz balanço de reunião com Ministro Miguel Pinto Luz

| Foto: MM
308views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, reuniu-se, em Lisboa, com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, para discutir a implementação do novo sistema de cabos submarinos que ligam os Açores entre si, e a Região ao restante território nacional.

“Esta reunião foi muito importante e serviu para levar as preocupações e expectativas do Governo dos Açores em matéria de comunicações”, anunciou o governante.

Durante o encontro, o Vice-Presidente do Governo pediu celeridade na implementação do novo sistema de cabos submarinos Atlantic CAM, que ligará a Região ao continente e à Madeira.

O Atlantic CAM deverá substituir as ligações entre os Açores e o Continente, que já se encontram em fim de vida útil, assegurando a conetividade digital dos Açores com o resto do mundo.

“Sugeri ao Senhor Ministro que a implementação da nova infraestrutura CAM se iniciasse pelo troço Açores – continente, e pedi-lhe que seja garantido à Região o acesso aos dados da componente SMART do sistema”, declarou.

Artur Lima saudou ainda Miguel Pinto Luz pela constituição do Grupo de Trabalho para o anel de cabos submarinos interilhas, previsto desde 2019, mas cuja criação, apesar das solicitações da Região, foi sucessivamente adiada pelos anteriores governos da República.

“O senhor Ministro das Infraestruturas comprometeu-se em encontrar mecanismos de financiamento para a implementação do novo anel interilhas, reconhecendo a importância desta infraestrutura no âmbito da coesão nacional”, sublinhou.

“Este é um processo que conheceu agora desenvolvimentos importantes e que, esperamos, possa avançar com brevidade, após a conclusão dos trabalhos do grupo criado para o efeito, o que deverá acontecer a 31 de outubro deste ano”, concluiu.

O Vice-Presidente do Governo considera inadmissível que várias ilhas do arquipélago contem com apenas um operador de telecomunicações com oferta integrada de serviços de voz, dados, televisão e internet.

“O Governo dos Açores defende que a lógica que esteve subjacente à concessão de frequências 5G e das obrigações de cobertura que lhe foram associadas deve ser seguida, de igual forma, pelos operadores de televisão por cabo.”

Está prevista também a redução dos preços grossistas para a nova infraestrutura, na ordem dos 50% para os 10 Gbps e de 70% para os 100 Gbps. O Governo Regional dos Açores pretende que se garanta que esta redução não fica apenas no retalho, mas que chega aos cidadãos e às empresas açorianas.

A redundância e resiliência das ligações submarinas foram igualmente referidas como importantes, considerando a situação geopolítica atual.

O Governo dos Açores sugeriu a criação de um conjunto de ligações de satélite, que possam garantir serviços mínimos no caso de uma indisponibilidade da conetividade digital, suportada nos sistemas de cabos submarinos.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.