Mercados Internacionais
Os principais índices mundiais estão a começar a semana de forma mista. Os índices asiáticos estiveram a ser negociados em baixa, com o Nikkei do Japão a cair 0,8% e o índice MSCI Ásia-Pacífico a cair 1,2%.
Dados sobre a inflação na China saem abaixo do esperado
A inflação na China acelerou em agosto para 0,6% em termos anuais, o ritmo mais rápido em 6 meses, mas abaixo da previsão de 0,7%. A subida deveu-se em grande parte ao aumento dos custos dos produtos alimentares devido a perturbações climáticas e não à recuperação da procura interna.
O índice de preços no produtor da China caiu 1,8% em termos homólogos em agosto: pior do que a queda esperada de 1,4% e a maior queda em 4 meses. Estes dados indicam a continuação das pressões deflacionistas na segunda maior economia do mundo.
A inflação subjacente na China, excluindo os preços dos alimentos e dos combustíveis, abrandou para 0,3% – o valor mais baixo em quase três anos e meio. Os fracos dados da inflação estão a aumentar as pressões para novas medidas de estímulo económico.
Calendário económico: Dados do índice Sentix na Zona Euro e mercado grossista nos EUA em destaque esta sessão
Os investidores estarão atentos ao Índice de Confiança dos Investidores Sentix da Zona Euro e aos dados dos Inventários Grossistas dos EUA para obterem mais informações sobre as condições económicas. Além disso, os investidores também estarão atentos aos discursos dos membros do BCE, McCaul, e dos resultados trimestrais da Oracle Corp. após o fecho do mercado.