ATUALIDADE | Marca Açores representada pela primeira vez Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz
Os produtos açorianos estão, pela primeira vez, representados na Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), que decorre até domingo no Parque de Feiras e Exposições daquele concelho.
Nesta 36.ª edição daquele certame, os Açores contam com um ‘stand’ institucional, onde são dados a provar queijos e vinhos produzidos em diversas ilhas do arquipélago e que contam com o selo da marca Açores.
Para o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, “ter a Região Autónoma dos Açores representada na promoção e valorização económica dos seus produtos é uma honra e representa uma excelente oportunidade de exposição e comercialização dos produtos açorianos, tendo em conta os milhares de visitantes que anualmente marcam presença naquele certame”.
“O Governo dos Açores assume a Marca Açores como um dos pilares impulsionadores da promoção interna e externa da Região”, diz António Ventura.
E prossegue: “a identificação da Região através de uma marca sinónima de qualidade, que diferencia o produto a partir dos atributos mais distintivos dos Açores, como a natureza, o elevado valor ambiental, a diversidade e exclusividade natural, representa uma inegável importância no sucesso de uma estratégia de acesso e fidelização de mercados, que permitem induzir valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos e fomentam a base económica de exportação”.
Na inauguração do evento, o presidente da Câmara de Estremoz, José Manuel Sádio considerou “de grande relevo” a iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, quer pela atração que o arquipélago dos Açores exerce sobre a população alentejana, quer pela “oportunidade de estabelecimento de uma via de cooperação entre ambas as Regiões, dotadas com alto potencial agrícola”.
A Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Estremoz e pela ACORE – Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz, sendo uma das maiores do género no Alentejo.
Para além de exposições e concursos de gado, oferece também mostras de atividades económicas e espetáculos musicais.
GRA/RÁDIOILHÉU