Em 2024, assinalam-se os 50 anos do 25 de Abril, a revolução que pôs fim a 48 anos de ditadura em Portugal, mudando o rumo do país em direção à liberdade e à democracia.
No Concelho de Calheta celebra-se o 50º aniversário com a realização de um conjunto de atividades. No dia 22 de abril, Andreia Melo sobe ao palco da Escola Básica e Integrada da Vila do Topo com a Hora do Conto, com o objetivo de transmitir o que era efetivamente proibido para as crianças antes do 25 de abril, momento que irá culminar num mural desenhado pelas crianças.
No dia 24 de abril, a Escola Básica e Secundária da Calheta organiza e convida a população para a “Caminhada pela Liberdade” com início às 10h45 junto à entrada principal da escola para rumar ao Cais da Calheta. A este propósito, a organização solicita o uso de camisola branca. Ainda com o foco na Escola, o Professor Doutor Avelino Meneses apresenta-se como orador da Conferência “O 25 de Abril 50 anos depois” que acontece pelas 13h45 no auditório da respetiva instituição de ensino.
As comemorações seguem à noite com o concerto com a Banda Filarmónica da Sociedade Estímulo às 21h30 seguido de Baile com Marco & Igor pelas 23h00, ambos na Sociedade Estímulo. Pelas 00h20 o baile será interrompido para dar lugar à homenagem “Grândola Vila Morena” em frente aos Paços do Concelho, cujo momento será interpretado por músicos das nossas bandas filarmónicas.
CMC/RÁDIOILHÉU