Os índices da Ásia-Pacífico estão a ser negociados de forma mista. Os índices do Japão, Austrália e Singapura estão a valorizar, enquanto os mercados da China e do Vietname estão a recuar.
Na Europa, os futuros apontam para uma abertura em alta.
Banco do Japão termina com as taxas de juro negativas
O Banco do Japão decidiu (BOJ) esta madrugada abandonar as taxas de juro negativas, acabando por subir as taxas para território positivo pela primeira vez em 17 anos. Esta decisão foi tomada na sequência de um forte aumento dos salários, o que reforçou a convicção do BOJ de que está a começar um ciclo saudável de aumentos dos preços.
A política de Controlo da Curva das yields (YCC) também terminou, depois de ter sido utilizada para limitar as taxas de juro de longo prazo perto do zero.
Ainda assim, o impacto da decisão não saiu como se esperava. No mercado cambial o iene é a moeda com pior desempenho esta manhã, apesar do aumento dos juros.
Calendário económico: Índice ZEW na Alemanha
Ao longo do dia, ainda serão divulgados alguns dados importantes. Esta manhã, o índice ZEW na Alemanha estará em destaque, com o indicador de sentimento económico a ser publicado às 10:00. No início da tarde, os investidores vão acompanhar a publicação dos dados referentes à inflação no Canadá e a novos dados sobre o mercado imobiliário nos EUA.