XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 21 de Novembro de 2023

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
322views

Hoje o destaque do dia vai para os resultados da NVIDIA, o gigante americano ligado ao AI.

Os índices dos EUA terminaram as negociações de ontem em alta, liderados pelas ações tecnológicas. O S&P 500 ganhou 0,74%, o Dow Jones subiu 0,58% e o Nasdaq subiu 1,13%. O Russell 2000 de pequena capitalização ganhou 0,5%.Os índices da Ásia-Pacífico foram transaccionados em alta hoje, na sequência do bom desempenho de Wall Street ontem. O S&P/ASX 200 ganhou 0,3%, o Kospi subiu 0,7%, o Nifty 50 subiu 0,4% e os índices da China ganharam 0,1-0,6%. O Nikkei ficou para trás com uma queda de 0,1%.

As actas do RBA revelam que o Banco considera que as expectativas de inflação correm o risco de aumentar se as taxas não forem aumentadas. Além disso, o Banco disse que as previsões de inflação dos funcionários pressupõem mais um ou dois aumentos de taxas.

O dólar continua a recuar com a queda dos rendimentos dos EUA. O índice do USD passou para o nível mais baixo em 3 meses.

Petróleo recupera

O JPMorgan prevê que o preço médio do Brent seja de 83 dólares por barril em 2023 e de 81 dólares por barril em 2024. O preço médio em 2025 é de 75 dólares por barril, num contexto de desaceleração da procura. O ministro iraniano do petróleo, Owji, disse que a produção de petróleo no país deverá atingir 3,6 milhões de bpd até ao final do primeiro trimestre de 2024.Os Emirados Árabes Unidos aumentarão o seu objetivo de produção de petróleo para 3,075 milhões de barris por dia em janeiro de 2024.

Calendário Económico

●      Os índices europeus abrem ligeiramente em baixa

●      Actas do FOMC em destaque

●      Nvidia divulga resultados após o fecho do mercado

Uma queda nos rendimentos dos EUA está a pressionar o dólar, que é uma das moedas do G10 com pior desempenho esta manhã. Por outro lado, a fraqueza do USD está a dar apoio ao ouro e à prata, que ganham 0,7 e 1,3%, respetivamente. O calendário económico para a primeira metade do dia é leve. No entanto, as coisas ficarão mais interessantes à tarde, com o lançamento do relatório do IPC canadiano para outubro, bem como as atas do FOMC. Esta será a leitura final da inflação da economia canadiana antes de o Banco do Canadá se reunir para decidir sobre as taxas em 6 de dezembro de 2023. No que diz respeito às actas do FOMC, os investidores irão procurar pistas sobre se os banqueiros centrais dos EUA vêem necessidade de mais aumentos de taxas depois de manterem as taxas inalteradas no intervalo 5,25-5,50% na reunião de novembro.

Enquanto a época de resultados de Wall Street está lentamente a chegar ao fim, os investidores terão um relatório que pode ter um grande impacto sobre o sentimento do sector tecnológico hoje, após o fecho do mercado – os ganhos da Nvidia (NVDA.US).

Mercado acionista Nacional:

O índice português PSI arrancou inalterado, está nesta altura a cair 0.02% em linha com o resto dos índices europeus. As empresas que registam a maior subida são: Navigator 0.9% , Mota-Engil 0.77% , Sonae 0.7%, de resto estão praticamente todas as empresas perto do 0%.

Criptomoedas

●      As principais criptomoedas estão a recuar hoje – a Bitcoin cai 0,2%, a Ethereum é negociada 0,4% mais baixa e a Dogecoin desce 1,1%.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.