TERCEIRA | Vice-Presidência formaliza protocolo para futuro Centro Interpretativo da Base das Lajes
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, assinou hoje, com o Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT), um protocolo com vista a concretizar um estudo para a criação de um centro interpretativo da Base das Lajes.
“Assinámos hoje, com muita honra, com o IHIT um protocolo de cooperação que visa a criação de um plano de estudos e trabalhos com vista à implementação do centro interpretativo da Base das Lajes”, referiu.
O objetivo, sustentou Artur Lima, falando na cerimónia tida em Angra do Heroísmo, passa por criar um centro interpretativo que “valorize o percurso histórico” da base, para além de estimular a investigação científica e o turismo cultural.
Será constituída, prosseguiu o governante, uma “equipa de especialistas reconhecidos, destinado à implementação do projeto do centro interpretativo da base das Lajes”.
O coordenador do estudo será o jornalista Armando Mendes, doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais, com uma tese feita precisamente sobre a Base das Lajes.
“Sempre que há um conflito, a Base das Lajes, que foi tão desvalorizada na década passada, volta a ter importância”, sublinhou o Vice-Presidente do Governo, aludindo aos atuais conflitos armados existentes no planeta.
Por fim, o governante assinalou que o que está em causa “não é apenas a assinatura de um protocolo”, mas a realização de um “trabalho científico de valor que sirva para fazer um verdadeiro centro interpretativo”.
O protocolo prevê uma verba de 40 mil euros e vigora até 31 de dezembro de 2024.
GRA/RÁDIOILHÉU