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REGIÃO | Berta Cabral afirma que “todos são atores principais” no debate sobre o desenvolvimento turístico dos Açores

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A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas afirmou, na Madalena do Pico, que o Encontro Regional de Turismo dos Açores “é um ponto de encontro privilegiado para todo o ‘trade’ regional”, promovendo oportunidades e condições certas para reduzir distâncias e facilitar o debate sobre o desenvolvimento turístico na Região, onde todos são atores principais.

Berta Cabral falava precisamente na sessão de abertura do Encontro Regional de Turismo dos Açores 2023, a que presidiu, sublinhando que a realização do evento no Pico recorda o facto de esta ilha ser “uma das referências do sucesso do turismo nos Açores, apresentando um produto diferenciado, com cada vez mais valor acrescentado e que tem sabido potenciar os seus principais recursos”.

Nesta iniciativa da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral disse que “a ilha do Pico é um exemplo da iniciativa inovadora dos nossos empresários do turismo, mas também de uma cultura empreendedora que se fundamenta no espírito positivo e na procura sistemática de soluções”.

“O Pico é hoje um destino de eleição dentro da viagem pelos Açores, conquistando um posicionamento único na proposta de valor regional e quase permite dar-se ao luxo de escolher os seus visitantes. A nossa visão para o futuro do turismo nos Açores é sustentada em exemplos destes. Exemplos que potenciam a capacidade de criação e retenção de valor económico e social acaba por se manifestar de forma natural e muito afirmativa”, acentuou.

A governante sublinhou que, neste momento, o que está em causa é o reconhecimento generalizado do Turismo como fator determinante do desenvolvimento dos Açores, fator que “acarreta cada vez mais a responsabilidade de contribuir ativamente para a sustentabilidade de um novo modelo de desenvolvimento e para o bem-estar de todas as comunidades da Região”.

Neste sentido, a governante reforçou a importância do novo Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, que assume a sustentabilidade como pilar central do desenvolvimento do setor, com quatro objetivos estratégicos: consolidação internacional como destino turístico sustentável; redução da sazonalidade e distribuição dos fluxos turísticos; elevação dos padrões de qualidade; criação de mais valor e alavancagem da notoriedade junto do consumidor final.

Berta Cabral reafirmou que a mitigação da sazonalidade é “prioridade assumida”, sendo por isso necessário “caminhar sucessivamente para uma melhor distribuição da procura ao longo do ano, procurando atenuar os desequilíbrios e as ineficiências próprias das flutuações sazonais, que causam os conhecidos constrangimentos às empresas e aos trabalhadores do setor”.

A governante aproveitou a oportunidade para salientar o trabalho que está a ser feito pela Visit Azores, com a criação de novas parcerias, mas também o “trabalho invisível, mas de forma abnegada para estimular o surgimento de alternativas às alterações nas operações de companhias aéreas, como a Ryanair”.

Aliás, a Azores Airlines e a TAP já estão a realizar vários ajustamentos na sua oferta para aproveitar a oportunidade deixada pela Ryanair nas ligações territoriais”.

Berta Cabral recordou, igualmente, as operações de companhias aéreas internacionais, como a Iberia, que se estão a expandir para períodos mais longos do ano, já tocando nos extremos do Inverno IATA, para além do próprio desenvolvimento de novas rotas por parte da Azores Airlines.

Em 2024, os Açores terão mais conetividade com o exterior, com mais frequências e com maior diversificação dos operadores aéreos, do que o ano em curso.

Berta Cabral reafirmou que a proposta de Plano Anual Regional para 2024 contempla 19 milhões de euros para o desenvolvimento turístico (um crescimento do investimento no turismo de 41,5% face a 2023), destacando-se, aqui, o crescimento na promoção turística, que contará com mais de 14 milhões de euros.

A proposta de investimento para 2024 é a primeira construída e sustentada nas linhas orientadoras do novo PEMTA 2030, incluindo, por isso, uma atenção crescente à qualificação do nosso produto e à consolidação da nossa identidade.

“Ambicionamos ser, cada vez mais, uma referência do turismo de natureza, primando pela excelência das experiências na nossa natureza em terra e na nossa natureza no mar, mas também na valorização da nossa natureza humana”, adiantou.

Referiu-se, ainda, à materialização da primeira Rede Integrada de Atividades de Natureza e Aventura, que conjugará diversas atividades, como os trilhos pedestres, birdwatching, cycling e canyoning, adiantando que está já em preparação a implementação das primeiras grandes rotas de pedestrianismo no Pico e em São Miguel, que levarão os visitantes a mais locais destas ilhas.

No turismo cultural, há a salientar o desenvolvimento de três novas rotas temáticas sobre o Turismo Industrial, a Expansão Marítima e o Turismo Militar, que se juntarão às rotas já existentes da Baleação, das Vinhas e dos Vulcões.

Destaque, ainda, para novas iniciativas e ações específicas relativas ao turismo de wellbeing e ao turismo gastronómico e dos vinhos, sem esquecer que daremos continuidade à nossa estratégia de atração de cruzeiros de menos dimensão e mais sustentáveis, com caráter de expedição, e que muito valorizam a nossa imagem externa.

Segundo a governante, ter turismo todo o ano em todas as ilhas não apenas uma frase solta, é uma missão definida “com convicção”.

E prosseguiu: “sabemos o que isso representa para o progresso e para a prosperidade em toda a Região”.

“É indispensável referir que em todas as ilhas dos Açores há ainda uma grande margem para crescer e que em nenhuma delas há qualquer indício de massificação ou insustentabilidade turística”, frisou.

Berta Cabral deixou, ainda, uma palavra especial aos empresários regionais ligados ao Turismo, uma vez que estes contribuem significativamente para o incremento do emprego e para a criação de riqueza na Região.

“Estamos a gerir o sucesso, que ainda tem muito para crescer e muita riqueza para criar. Os nossos empresários contribuíram em muito para esta feliz realidade”, concluiu.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.