O gabinete do Subsecretário Regional da Presidência, através da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço), em parceria com o Município de Ponta Delgada e a Agência Espacial Portuguesa, promove a exibição da exposição internacional “Space For Our Planet”, que se encontra patente ao público na Praça Gonçalo Velho Cabral – Ponta Delgada até ao dia 2 de novembro .
A mostra olha para o papel que o Espaço desempenha na Agenda das Nações Unidas para 2030. O objetivo é dar a conhecer a forma como o Espaço fornece soluções inovadoras, e contribui para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Criada em 2021, a exposição, composta por 40 painéis, tem estado patente em algumas das principais capitais mundiais como Nova Iorque, Bruxelas ou Paris, e associada a grandes eventos estratégicos, como a Expo Dubai, mostrando testemunhos reais de académicos, pescadores, astronautas, estudantes, professores ou cientistas, entre outros, incluindo o depoimento de quatro portugueses.
Cada um dos depoimentos é apresentado pelo retrato de um dos “atores de mudança” que usa ou beneficia de tecnologia ou aplicações espaciais que permitem construir um futuro cada vez mais sustentável.
A exposição explica como os sistemas de Observação da Terra fornecem aos cientistas dados essenciais sobre o degelo, a subida do nível das águas do mar e eventos meteorológicos que ajudam a analisar o impacto das alterações climáticas e a antecipar soluções. Destaca ainda como os satélites de comunicação e de geolocalização nos ligam às regiões mais remotas do mundo, garantindo às populações melhor acesso à saúde e à educação, expondo ainda a forma como a astronomia pode inspirar as gerações mais jovens e ajudar a reduzir a desigualdade.
A iniciativa tem o patrocínio do Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA). Os parceiros fundadores da exposição são a Agência Espacial Europeia (ESA), e a Comissão Europeia, através da DG DEFIS), a quem se associaram, posteriormente, a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, e as congéneres francesa (CNES), italiana (ASI), e alemã (DLR), bem como NEREUS – Network of European Regions Using Space Technologies , da qual faz parte a Região Autónoma dos Açores, a União Astronómica Internacional (IAU) e a associação canadiana GIVE.
GRA/RÁDIOILHÉU