AGENDA

REGIÃO | Orçamento Participativo dos Açores abre 6.ª edição com novidade na área da Transição Digital

© Governo dos Açores | Foto: SRFPAP
670views

A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, através da EMRAP – Estrutura de Missão de Modernização e Reforma da Administração Pública, promove, desde o dia 15 de outubro, a 6.ª edição do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores).

Este processo democrático que permite aos residentes no arquipélago decidir como aplicar verbas em investimentos públicos, através da apresentação de ideias (antepropostas), tem envolvido centenas de açorianos ao longo das suas edições.

Com um montante global previsto de um milhão e duzentos mil euros, o OP Açores que agora se inicia conta com uma novidade. Para além das nove áreas temáticas para as quais já era possível apresentar antepropostas – a Agricultura, o Ambiente, a Ciência, a Cultura, a Educação, a Inclusão Social, a Juventude, o Mar e Pescas e o Turismo -, os cidadãos podem, nesta edição, considerar, também, a apresentação de ideias à área da Transição Digital.

Num formato totalmente online, garantindo, desta forma, a possibilidade de chegar aos açorianos de todas as ilhas, a primeira fase desta edição contará com os habituais Encontros Participativos que têm como grande objetivo a receção de ideias e dúvidas dos cidadãos, servindo, ainda, para informar sobre questões relacionadas com o funcionamento deste mecanismo de democracia participativa.

As datas dos Encontros Participativos serão divulgadas brevemente, podendo os interessados consultar estas e outras informações na plataforma do OP Açores, https://op.azores.gov.pt.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.