Nos próximos dias 7 e 8 de Outubro, Velas, em São Jorge, será palco da realização das I Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, as quais surgem no âmbito da geminação entre os Municípios de Velas (Açores), Sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira), seguindo-se a sua II edição em 2024 na Ilha do Sal em Cabo Verde e a III edição em 2025 na Ilha de Porto Santo, Madeira.
Durante dois dias serão debatidos temas importantes e inerentes aos três Arquipélagos, sobre o desenvolvimento turístico sustentável, nomeadamente sobre a Oferta Turística/ Alojamento, a Atividade Turística e a sua Sustentabilidade Ambiental e Económica, assim como Promoção e Mobilidade/ Transportes.
Serão vários os intervenientes convidados para os painéis em debate, sendo que a sessão de abertura do evento contará com a presença da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e a sessão de encerramento com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.
As Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, além de servirem como espaço privilegiado de debate, intercâmbios, trocas e partilhas em diferentes domínios, terão ainda vários momentos musicais, promovendo assim a cultura destes três Arquipélagos, mais concretamente dos três Municípios envolvidos.
De recordar que as Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, decorrem no âmbito da Geminação entre Velas e os Municípios do sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira).
Para o Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, estas jornadas servirão para cimentar ainda mais as relações entre Municípios, nomeadamente entre Arquipélagos e Ilhas, sendo que as especificidades e necessidades de cada um acabam por ser comuns em muitos aspetos.
Estamos certos de que as JAT irão ajudar na dinamização e a estreitar os laços de amizade e cooperação entre os três Municípios, elevando a troca de ideias e conhecimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento e projeção dos Concelhos, Ilhas e Arquipélagos envolvidos, aos mais variados níveis, sobretudo Culturais e Sociais, mas também Económicos, acrescentando valor ao Sector Turístico e, por conseguinte, à economia local, criando novos postos de trabalho e em simultâneo fixando mais pessoas na Nossa Terra.
No caso em concreto a decorrer em São Jorge, as Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, servirão para dar a conhecer uma pouco mais daquilo que é a Nossa Terra, Cultura e Tradições, assim como as Nossas Fajãs – Reserva da Biosfera e a Nossa Gastronomia, coroada pela “joia da coroa” Queijo de São Jorge – DOP.
CMV/RÁDIOILHÉU