Os índices europeus registaram fortes quedas na sessão de segunda-feira e esta manhã estão a dar continuidade ao movimento descendente.
O índice alemão segue a desvalorizar -0,3%, o CAC -0,3%. Em sentido inverso, a bolsa portuguesa segue a valorizar cerca de +0,13%, depois de ter registado quedas superiores a 1% durante a sessão de ontem.
Ainda assim, os mercados continuam a aguardar pela decisão da FOMC esta quarta-feira que deverá desencadear períodos de maior volatilidade nos mercados internacionais.
Agenda Económica
O calendário económico para o dia de hoje continua a ser relativamente calmo.
Durante a manhã os investidores vão estar atentos aos dados preliminares sobre a inflação na Zona euro, mas não se esperam surpresas.
Contudo, a publicação dos indicadores sobre a inflação e atividade económica continuam a ser importantes para se perceber se o BCE poderá oficializar o fim do ciclo de subida dos juros. É importante notar que na última reunião do BCE (semana passada), embora o banco tenha decidido aumentar os juros, as declarações de Lagarde deram sinais de que o fim do ciclo de subida dos juros estará próximo.
Em Portugal, o INE irá publicar a síntese económica de conjuntura. O último relatório do INE já tinha evidenciado aquilo que temos estado a observar também nas grandes economias, um abrandamento no lado do consumo das famílias.
Os novos dados deverão trazer novos insights para se perceber o panorama macro do país, sobretudo a atividade económica que tem estado a abrandar mas a um ritmo inferior em comparação com a média da Zona euro.