ÚLTIMAS

CORVO | Vice-Presidência conclui avaliação de habitações que poderão ser adquiridas até ao final do ano

© Governo dos Açores
504views

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Habitação, informa que já foi concluída a fase de avaliação de um conjunto de habitações na ilha do Corvo, sendo que algumas poderão ser adquiridas pelo Executivo Regional até ao final do ano.

Artur Lima, Vice-Presidente do Governo, explica que, após “aferir as necessidades habitacionais existentes”, já estão a “decorrer procedimentos com vista à aquisição de casas adequadas à satisfação da procura existente” naquela ilha.

E afirmou: “já terminámos a fase da avaliação de um conjunto de casas no Corvo e, até ao final do ano, teremos asseguradas as condições para proceder à sua aquisição depois de um processo negocial com os proprietários”.

Mediante a avaliação efetuada, Artur Lima esclareceu que a Direção Regional da Habitação “poderá avançar para a compra de até quatro habitações de tipologia T1, T2, T3 e T4 nesta primeira fase, e avançar com as necessárias obras de reabilitação de modo a colmatar as especificidades próprias da ilha do Corvo em matéria de habitação”.

Face aos desafios atuais neste setor, o Vice-Presidente do Governo realçou que o reforço do parque habitacional regional é uma “questão prioritária”, tendo sublinhado que, no que depender do Governo, as “carências que existem serão colmatadas”.

“Disponibilizar mais habitação é uma resposta decisiva para combater o despovoamento e fixar população na Região, particularmente nas ilhas mais pequenas”, prosseguiu. 

“As famílias precisam de uma casa digna e acessível em termos monetários para viver na sua terra. Cientes disso, estamos a investir, tanto no Corvo, como nas restantes ilhas, na resolução desta temática em particular”, concluiu.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.