ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Faria e Castro congratula jovens açorianos que foram “Astronautas por um dia”

© Governo dos Açores
486views

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro esteve presente, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, na 2.ª edição da iniciativa “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, que decorreu na Base Aérea nº 11 de Beja.

Faria e Castro congratulou-se com a participação de cinco jovens açorianos – dois da ilha de Santa Maria e três da ilha Terceira – nesta experiência proporcionada pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, integrando assim o grupo de 30 finalistas que foram selecionados de mais de 500 candidatos após quatro fases de seleção.

O grupo de jovens estudantes do ensino básico e secundário de todo o país, que integrou pela primeira vez participantes do arquipélago dos Açores, teve oportunidade de participar numa experiência de cerca de duas horas num voo parabólico, aprendendo a flutuar na gravidade de Marte ou da Lua como autênticos astronautas, neste caso a bordo de um Airbus A310 operado pela Novespace, no qual puderam experienciar durante cerca de cinco a seis minutos a sensação de microgravidade idêntica à que os astronautas sentem quando estão no espaço, uma vez que o voo envolveu uma série de manobras em trajetória parabólica, realizadas quando o avião atingiu uma altitude superior a 6.000 metros.

O Governo dos Açores, através do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência e da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, associou-se à Agência Espacial Portuguesa na disseminação desta iniciativa junto da comunidade educativa da Região através da realização de sessões de divulgação e sensibilização nas escolas, dando expressão à estratégia de criação de um quadro cultural e educacional como alicerce para o desenvolvimento do ecossistema espacial dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.