O deputado José Pacheco apresentou ontem um voto de congratulação pelo centenário da fundação do Corpo Nacional de Escutas, em Portugal.
No primeiro dia de plenário, o deputado do CHEGA lembrou a iniciativa do Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e do co-fundador Monsenhor Avelino Gonçalves, que fundaram em Braga o “Corpo de Scouts Católicos Portugueses”, que, mais tarde, derivou para Corpo Nacional de Escutas.
“Começou desde logo a ser uma instituição atractiva para os jovens e, por isso, o seu desenvolvimento foi-se alastrando a vários locais”, referiu José Pacheco que reforçou os ensinamentos católicos “da fraternidade, do respeito e da solidariedade” que são as premissas que movem os milhares de jovens de todo o mundo que fazem parte do movimento.
Nos Açores, referiu o parlamentar, são mais de três mil os Escuteiros Católicos que estão distribuídos por 97 agrupamentos incluindo lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes, divididos por sete núcleos nas nove ilhas dos Açores. O mais recente é o agrupamento 1289 de Porto Martins, na ilha Terceira, que surgiu em 2005.
Sempre “com o lenço ao pescoço”, este movimento católico continua a ser – mesmo depois de cem anos de existência – o maior movimento de educação não formal, principalmente através da transmissão de valores.
O voto de congratulação foi aprovado por unanimidade.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU