A segunda temporada de Música no Forte arrancou com um evento especial a bordo de veleiro na Marina das Lajes do Pico, Pianocean, e no fim de semana passado a estreia mundial do novo projeto musical açoriano, Línguas de Fogo. Este domingo, 16 de julho, Música no Forte apresenta pela primeira vez na ilha montanha a mestre de Ciências Musicais – Etnomusicologia, Celina da Piedade, bem acompanhada com Ana Santos.
Celina da Piedade é cantora, acordeonista e compositora, e conta com uma longa carreira em torno da música folk e do património musical alentejano. Ana Santos, inspirada violinista e compositora, dedica-se ao estudo da música árabe e sonoridades de várias latitudes. Juntas embarcam nesta viagem expressiva, levando aos palcos do mundo a sua paixão pelas cores da música de raíz e pela criatividade a que ela inspira, tanto a nível instrumental como vocal. Novas composições dançam entre as modas do cancioneiro popular, num espetáculo marcante, rico em emoções e partilha, do qual ninguém sai indiferente.
Celina da Piedade atualmente integra o grande coletivo Tais Quais, em parceria com Vitorino, entre outros, e já editaram três álbuns. Com Uxu Kalhus já editou dois álbuns. No seu trabalho a solo conta com quatro álbuns, “Em Casa” (Melopeia, 2012), “O Cante das Ervas” (Melopeia, 2014), “Sol” (Sons Vadios, 2016) e “Ao vivo na Casinha” (Sons Vadios, 2021).
Os concertos de Música no Forte acontecem aos domingos, às 19h30, no Forte de Santa Catarina. O projeto da MiratecArts com o Município das Lajes do Pico tem entrada livre.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU